Cáritas de Umuarama inicia o Projeto 10 Milhões de Estrelas 2017

Quase 90 mil velas foram acesas no ano de 2015.

Banner do Projeto 10 Milhões de Estrelas 2017

A paz é o tema e compromisso permanente do Projeto 10 milhões de Estrelas. Projeto de iniciativa permanente da Cáritas Brasileira. Também, a Cáritas da Diocese de Umuarama acolhe e faz parte desta proposta. Em 2017 o projeto possui como tema: “Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” Mt 5, 13-16.

Neste processo de construção coletiva, esperamos que o projeto favoreça a sensibilização das consciências dos indivíduos. A respeito das questões que atentam contra a vida e a dignidade das pessoas, mas que também provoque a solidariedade, formando uma constelação humana pela paz.

Onde começou o Projeto 10

Milhões de Estrelas

O projeto 10 Milhões de Estrelas nasceu no Brasil em 2014. Em diálogo com a campanha mundial “Uma só família humana: pão e justiça para todas as pessoas”. Era a Cáritas Brasileira iluminando pensamentos e gestos por um mundo mais justo e igualitário, reunindo as pessoas em torno de uma mesma causa. Naquele mesmo ano, foram acesas 45 mil velas em todo o país por meio da ação.

No ano seguinte, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convocou todos os brasileiros para o Ano da Paz. E o projeto foi realizado em consonância com esse grande movimento. Assim, a metodologia incluiu, além do gesto na Noite de Natal, também a realização da Caminhada da Paz no dia 4 de outubro. Quase 90 mil velas foram acesas em 2015. Fortalecendo a grande onda de orações que abre os corações. Não só a uma profunda relação com Deus, mas também ao encontro com o próximo, sob o signo do respeito, da confiança, da compreensão, da estima e do amor.

Arte do Projeto 10 Milhões de Estrelas 2017

Em Umuarama

Cáritas Brasileira 2017 – A Cáritas Diocesana de Umuarama, é um bom exemplo de adesão e envolvimento com a proposta do projeto. A Cáritas local criou uma fanpage para o projeto no ano passado. Inseriu um banner no site da diocese e postou em suas redes sociais diversos materiais que explicavam o gesto concreto do 10 Milhões de Estrelas, o objetivo e seu funcionamento. Além disso, veiculou um anúncio na contracapa do livro da novena de Natal da Diocese. Adotou também a oração da campanha como os momentos inicial e final da novena.

As ações desenvolvidas pela Cáritas de Umuarama fizeram o projeto ser reconhecido em toda a região. A partir dessas ações pontuais, foi necessário realizar um pedido extra de 20,5 mil velas para atender aos interessados/as — muito mais do que era previsto inicialmente. São ações simples como essas que podem fazer toda a diferença. Além, é claro, da efetiva participação de cada comunidade e de cada paróquia nas iniciativas propostas.

No ano de 2017

Em 2017 contamos com você, com seu grupo, instituição ou comunidade. Para que essa constelação solidária aqui no Brasil acenda milhares de luzes pela paz na noite de Natal. As velas deverão ser acessas quando estivermos unidos em oração. Oração essa, sugerida para este ano ou outra oração que seu grupo preferir, sempre direcionando os pensamentos e os desejos de paz para o mundo.

Ao comprar a Vela Solidária, você está fazendo seu gesto concreto em favor dos mais empobrecidos de sua comunidade. Na Diocese de Umuarama, a Vela Solidária é adquirida no escritório de todas as paróquias no valor de R$5 cada. Este montante será revertido para o Fundo da Misericórdia. Ilumine sua ceia de Natal com a Vela da Solidariedade.

Fonte: Diego Fernando Jacob
 Assessoria de Comunicação e Imprensa Diocesana