10º Encontro Regional dos Coordenadores da Pascom aconteceu em Londrina

Representantes de 17, das 18 dioceses do Paraná, participaram do encontro de formação e articulação da Pascom no Paraná

A arquidiocese de Londrina (PR) sediou neste final de semana, 6 a 8 de março, o 10º Encontro Regional dos Coordenadores da Pastoral da Comunicação. O encontro contou com a presença de Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí e referencial para a Pastoral da Comunicação no Paraná e reuniu cerca de 45 pessoas, representando 17 dioceses do Regional Sul 2 da CNBB.

O encontro teve início na noite de sexta-feira, dia 6, com a acolhida do arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz. Em suas palavras, ele comentou que há uma “questão quase afetiva da Pascom do Paraná com Londrina”, pois a cidade é uma das primeiras dioceses a iniciar um trabalho na Pastoral da Comunicação. “Esse encontro vem fortalecer que a Igreja de Londrina é observada e oferece elementos de crescimento e análise que fazem a gente pensar e repensar metodologicamente a questão da evangelização”, afirmou dom Geremias.

Na manhã do sábado, dia 7, foram abordados dois temas: “A história da comunicação no Brasil”, pela professora doutora Flora Neves Souza; e “Os desafios e perspectivas da comunicação”, com o professor doutor Reinaldo Zanardi.
Após as duas palestras, o Bispo referencial da Pascom, Dom Mário Spaki, e o assessor eclesiástico, Padre Valdecir Bressani, se juntaram aos conferencistas para responder as dúvidas da plateia. Foram abordados temas como o fim do jornal impresso, o caminho que a Igreja trilha na comunicação e a diferença entre comunicar e informar.

A Diocese de Umuarama estava representada pelo Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Assessor Diocesano da Pascom, Aparecido Adão Romero, Coordenador da Pastoral, Érica Bolonhezi, Jornalista Diocesana e Pascom e Katya Suzuki, Assessora de Comunicação Diocesana e Pascom.

 

No final da tarde, aconteceu a missa presidida por Dom Mário Spaki e concelebrada pelos padres presentes no encontro e um diácono. Após o jantar, o encontro seguiu até as 22 horas com a partilha das principais atividades realizadas pelas Pascom nas dioceses.

Publicação: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e Pascom
Fonte: CNBB Regional sul 2 e Arquidiocese de Londrina
Fotos:
Arquidiocese de Londrina

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Reuniões sobre a PR-323

5 de janeiro de 2017

Nota de esclarecimento

4 de novembro de 2020