55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Papa Francisco deixa mensagem especial para comemorar o Dia Mundial das Comunicações Sociais

55º dia mundial das comunicações

No dia 16 de maio, comemora-se o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano com o tema: “‘Vem e verás’ (Jo 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

O Papa Francisco, em sua mensagem para comemorar a data, diz que é preciso “gastar sola de sapato” e em um dos trechos, chama a atenção para o risco de nivelamento de jornais: “Em que noticiários de televisão, rádio e websites são substancialmente iguais, onde os gêneros da entrevista e reportagem perdem espaço e qualidade, em troca de uma informação pré-fabricada.  Cada vez menos consegue interceptar a verdade das coisas e a vida concreta das pessoas, e já não é capaz de individualizar os fenômenos sociais mais graves, nem as energias positivas que se libertam da base da sociedade”, detalha a mensagem.

No decorrer da carta, o Pontífice cita que a crise editorial corre o risco de levar a uma informação construída nas redações. “Diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem «gastar a sola dos sapatos», sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações. Mas, se não nos abrimos ao encontro, permanecemos espectadores externos, apesar das inovações tecnológicas com a capacidade que têm de nos apresentar uma realidade engrandecida onde nos parece estar imersos”, destaca.

Em uma das partes, o Papa afirma que “todo instrumento só é útil e válido, se nos impele a ir e ver coisas que de contrário não chegaríamos a saber, se coloca em rede conhecimentos que de contrário não circulariam, se consente encontro que de contrário não teriam lugar”, encerra um dos trechos da mensagem.

Mensagem do Papa para o 55º dia Mundial das Comunicações:

Publicação: Katya Suzuki
Assessora de Comunicação Diocesana e PASCOM