9º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (Formise)

Com o tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída” iniciou na noite deste domingo, 16, o 9º Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (Formise) Nacional. O evento que se estende até sexta-feira, 21, reúne na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF), 60 seminaristas de todo o Brasil.

Com o objetivo de intensificar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal, a programação inclui reflexões e debates, grupo de estudo, plenário e testemunhos missionários.

O 9º Formise Nacional está em sintonia com a preparação do 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN) a ser realizado no mês de setembro em Recife (PE). Essa caminhada de conjunto visa dar respostas aos desafios da formação missionária na Igreja.

Inspirados na nova Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento da Congregação para o Clero, publicado em dezembro de 2016, e ajudado por assessores, o curso aborda as dimensões espiritual e comunitária do presbítero, a missão na vida do presbítero e a formação integral para uma Igreja em saída.

“A espiritualidade no processo de formação dos presbíteros segundo Cristo Pastor, Servo e Missionário”, foi tema apresentado nesta segunda-feira, 17, pelo padre João Cândido da Silva Neto, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.

A Diocese de Umuarama é representada pelo seminarista Frederico de Jesus Lopes, da paróquia Nossa Senhora do Rocio e São Sebastião, Tapira. Frederico cursa o 3° ano de Teologia na Puc de Londrina.

“Estamos reunidos em formação, seminaristas de todas as regiões do Brasil, onde, através das palestras, momentos de partilha e testemunho, trocamos experiências das missões que realizamos em nossas dioceses.

Enfim, desejosos de nos configurarmos a Cristo Pastor, Servo e Missionário, nos preparamos para melhor servir o povo de Deus!”

Frederico de Jesus Lopes

Paróquia Nossa Senhora do Rocio e São Sebastião – Tapira