Abertura do Processo de Canonização do Padre Danillo Rossato

Na próxima quarta-feira, 27 de novembro de 2024, às 16h30min, acontecerá a coletiva de imprensa para jornalistas, repórteres e profissionais da comunicação na Sede Social do Santuário Santo Antônio, de Iporã-PR. O tema será o processo de canonização do Padre Danillo Rossato, que será aberto no Santuário no mesmo dia, às 18h, seguido de uma missa em ação de graças às 19h30min.

Pe Danillo Rossato

Breve Histórico

O Padre Danillo Rossato nasceu em Nova Palma-RS, em 24 de março de 1932. Ele foi o primogênito dos treze filhos de Francisco Rossato e Amélia Rosa Barbieri, uma família de agricultores que mantinha viva a fé por meio da oração diária do terço e da participação na missa dominical.

Ele ingressou no Seminário Rainha dos Apóstolos no Vale Vêneto-RS, em 1947, onde começou seus estudos. Em seguida, cursou Filosofia e Teologia no Colégio Máximo Palotino, em Santa Maria-RS. Depois, em 24 de maio de 1964, foi ordenado presbítero em Vale Vêneto. Mais tarde, exerceu seu trabalho pastoral como formador em Faxinal do Soturno-RS. Por fim, foi vigário e pároco em Iporã-PR e Perobal-PR.

Em 1986, enquanto ministrava o sacramento do matrimônio na Igreja Matriz de Iporã, sofreu uma encefalite aguda. Depois de um longo tratamento, recuperou-se e retornou ao trabalho pastoral. Em 2008, após a missa da Quarta-feira de Cinzas no Santuário Santo Antônio, em Iporã, sentiu fortes dores, foi submetido a uma cirurgia em Cascavel, ocasião em que foi constatado um linfoma maligno difuso. Após um longo sofrimento, silenciosamente, no dia 10 de março de 2008, partiu para a Casa do Pai.

Assessoria de Imprensa Diocesana