Comunicação digital diocesana adere a campanha #PraCegoVer

A campanha #PraCegoVer já faz parte da comunicação de diversas empresas em todo o Brasil.

A partir de hoje, 09 de janeiro, a comunicação digital da Diocese de Umuarama, que compreende o site oficial, Facebook, Instagram e Twitter adere a campanha. A campanha #PraCegoVer, busca oferecer mais acessibilidade e acesso necessário aos portadores de deficiência visual.

1. O que é #PraCegoVer?
É um projeto de disseminação da cultura da acessibilidade nas redes sociais e sites e tem por princípio a audiodescrição de imagens para apreciação das pessoas com deficiência visual. Foi idealizado pela professora baiana Patrícia Braille.

2. O que é Audiodescrição?
É uma tradução que consiste em transformar imagens em palavras, obedecendo a critérios de acessibilidade, respeitando as características do público a que se destina. É produzida, principalmente, para pessoas cegas, mas tem beneficiado outras como as com dislexia, deficiência intelectual ou com déficit de atenção, por exemplo.

3. Como os cegos conseguem ler as descrições de imagem no computador?
Atualmente, milhares de pessoas cegas usam o Facebook e diversos sites com auxílio de programas leitores de tela capazes de transformar em voz o conteúdo dos sites. Contudo, as imagens necessitam ser descritas, para que os leitores consigam transmiti-las às pessoas com deficiência visual.

4. Por que “#PraCegoVer”?
No Brasil existem cerca de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 585 mil totalmente cegas. Essas pessoas realizam atividades comuns do dia a dia na sociedade mas, são ignoradas por escolas, instituições e empresas. Isso por falta de acessibilidade e consciência.

#PraCegoVer: A imagem possui um fundo cinza escuro com ondas circulares do centro para fora. Em cima possui uma frase escrita #PraCegoVer e no meio os dizeres: “É um projeto de acessibilidade nas redes sociais e tem por princípio a audiodescrição de imagens para utilização das pessoas com deficiência visual. É a Diocese de Umuarama, com uma comunicação mais inclusiva e acessível a todos os fiéis!”. Ao lado do texto existe um desenho de um homem cego com uma bengala guia. Em baixo da imagem, está a logo da Diocese de Umuarama ao cento com barras amarelas do lado direito e laranjadas do lado esquerdo.

Publicação/arte:
 Diego Fernando Jacob

Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana
Fonte: Campanha Pra Cego Ver