Arquidiocese do Rio de Janeiro lança campanha “Amigos do Cristo Redentor” em prol da conservação do monumento

A Arquidiocese do Rio de Janeiro fará o lançamento da campanha “Amigos do Cristo Redentor”, com o objetivo de angariar fundos para continuar a implementar as ações necessárias à conservação do Monumento e ao conforto dos visitantes.

O cardeal arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta estará no Alto do Corcovado no próximo dia 13 de dezembro, às 16h, para o lançamento da iniciativa que visa reafirmar que a manutenção do Cristo Redentor está sob a responsabilidade da Arquidiocese do Rio de Janeiro e esclarecer à população que não recebe proventos da bilheteria de acesso ao Parque Nacional da Tijuca.

O monumento do Cristo redentor no Rio de Janeiro é o monumento mais visitado do Brasil e atualmente precisa de mais de 3 milhões de reais por ano só com despesas fixas, relacionadas à manutenção do Monumento, além dos custos não previstos, devido às intempéries climáticas que eventualmente afetam a estátua.

A essa despesa soma-se ainda o subsídio necessário à realização dos projetos sociais (cerca de 720 mil reais) e também as despesas relativas aos salários dos funcionários (mais de 1 milhão e trezentos mil reais), aumentando a conta em cerca de mais de 2 milhões de reais por ano.

A campanha é uma ação de doação, desde antes da sua construção, o Cristo Redentor conta com a doação dos fiéis e com as parcerias institucionais firmadas. O Monumento foi inaugurado em 12 de outubro de 1931 — Dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, sob as bênçãos do então cardeal, Sebastião Leme.

Em 2017, o monumento precisará precisará passar por intervenções emergenciais, que evitem o risco eminente de danos irreversíveis, e por outras que visem sua conservação preventiva. Como o Monumento sofre um grande número de descargas atmosféricas durante todo o ano, será necessário rever a malha de aterramento elétrico e providenciar um novo sistema de para-raios (spda), visando uma maior proteção contra danos.

Todos os trabalhos serão submetidos a análises das instituições responsáveis pelas aprovações.

Papel social do monumento do Cristo Redentor

Desenvolve a Ação de Amor do Cristo Redentor, que apoia e desenvolve ações de prestação de serviço de natureza preventiva, por meio de mutirões de serviço social, favorecendo o acesso à rede de serviços básicos, palestras, atividades culturais e recreativas às pessoas que sofrem por questões relacionadas à saúde, à habitação, ao trabalho, à educação e às demais condições reais e básicas da existência humana;

Cuida de crianças, vítimas da violência doméstica;

Recebe iluminações especiais visando à conscientização social sobre diversos temas relevantes, relacionados à saúde e à promoção humana;

Mantém o Sistema de Comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro;

Promove exposições e pocket shows gratuitos, além de outras ações culturais.

Ponto turístico, de fama internacional, e Santuário Arquidiocesano, que atrai peregrinos do mundo inteiro, o Cristo Redentor, uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, recebe cerca de 3 milhões de pessoas por ano.

Para fazer sua contribuição e ajudar com a campanha, saiba mais detalhes no site oficial do monumento clicando aqui!