Assembleia dos Bispos do Paraná iniciou com a Missa no Rito Bizantino Ucraniano

Episcopado paranaense  está reunido em assembleia entre os dias 13 a 15 de março

044

Teve início na tarde desse domingo, 13 de março, a Assembleia dos Bispos do Paraná com a Divina Liturgia (Missa no Rito Bizantino) na Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade da Colônia Marcelino. Presidida pelo arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São Joao Batista, Dom Volodemer Koubetch, ladeado pelo Bispo da Eparquia Católica Ucraniana Imaculada Conceição, Dom Meron Mazur, e pelo arcebispo de Londrina e Presidente da CNBB Sul 2, Dom Geremias Steinmetz, a missa foi aberta à comunidade local e transmitida pelas redes sociais da Paróquia e do Regional Sul 2 da CNBB.

Participam dessa Assembleia os arcebispos e bispos do Paraná, um arcebispo emérito, o secretário executivo da CNBB Sul 2 e o presidente da Comissão Regional de Presbíteros. Pela primeira vez, presencialmente, junto ao episcopado paranaense está participando o arcebispo de Cascavel, Dom Adelar Baruffi, que foi nomeado no dia 22 de setembro de 2021 e tomou posse no dia 31 de outubro.

Para o Padre Neomir Doopiat Gasperin, pároco da Paróquia Ucraniana Santíssima Trindade, acolher essa assembleia “é uma grande honra e um fato histórico e inédito para esta comunidade que está iniciando suas atividades paroquiais e nova destinação da Casa Nossa Senhora do Amparo (que antes era uma casa de repouso para idosos). A vinda dos bispos do Paraná significa para nós que o Espírito Santo está a nos abençoar e animar em nossa caminhada”.

Nos ritos iniciais da Divina Liturgia, cada bispo recebeu de uma família da Colônia Marcelino um pão e uma porção de sal. Esse é um costume próprio dos ucranianos de acolher as pessoas, especialmente as autoridades, com o pão e o sal, que simbolizam a delicadeza e a sinceridade dos anfitriões no ato de acolher e de dar as boas-vindas.

Em sua homilia, Dom Volodemer recordou a guerra vivida na Ucrânia, a qual classificou como “um absurdo total”. “O sofrimento é muito grande, principalmente para a população civil, que está sendo atacada impiedosamente, tendo suas habitações, hospitais, maternidades, creches e escolas bombardeadas, e para os milhares de refugiados que deixaram suas moradias, familiares e amigos, buscando acolhida em lugares muito distantes de suas terras de origem”, disse Dom Volodemer.

Ao comentar a liturgia da Palavra, o arcebispo ucraniano disse: “Pela nossa fé, acreditamos que, apesar das desgraças históricas, no espaço e no tempo presente Deus aí está e age. Os agentes do mal perecerão e a bondade divina permanecerá para sempre”.

Ao final da celebração, Dom Geremias Steinmetz, fez um pronunciamento de agradecimento, no qual recordou a providência divina por essa Assembleia ser acolhida pela Igreja Católica Ucraniana. “Parece que a graça nos acompanha nesses dias, porque quando planejamos essa assembleia não tínhamos ideia de que essa guerra estaria acontecendo. Portanto, nós queremos estar muito unidos, solidários e em oração com vocês nesse momento”, disse o arcebispo. Sobre celebração que abriu a Assembleia, Dom Geremias disse: ”Muito obrigado por esse testemunho bonito de fé e de participação de vocês, que faz com que a gente consiga elevar nossa alma a Deus em agradecimento”.

Antes da benção final, Dom Volodemer fez uma oração de despedida litúrgica e explicou que isso é algo tradicional nas grandes solenidades. “É algo próximo do “shalom” judaico, que significa paz plena, com tudo aquilo que é necessário para viver bem com Deus, com o próximo e em harmonia com o universo e a natureza”, disse o arcebispo.

Nessa oração, Dom Volodemer rezou e agradeceu pelo Papa Francisco, pelo Arcebispo Ucraniano Maior Dom Sviatoslav Shevchuk, pelos 70 anos de fundação da CNBB, pelo Jubileu de Ouro de fundação da Eparquia, atualmente Metropolia, pela Cáritas do Paraná, pela equipe da CNBB Sul 2, pela Representação Central Ucraniano Brasileira, por todos que manifestaram solidariedade ao povo ucraniano e aos sacerdotes, religiosos e religiosas e a comunidade ucraniana. Após cada prece era cantado o tradicional Многая літа, pedindo: Сотвори, Господи, многії літа – Conceda, ó Senhor, muitos anos de vida.

Após a missa, a comunidade ofereceu um jantar aos bispos, com pratos típicos da cultura ucraniana, seguido de uma apresentação cultural e um show.

Texto e fotos: Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2