CEBI-UMUARAMA: Participa do II Encontro Estadual Ecumênico do Paraná
Diocese de Umuarama 24 de outubro de 2016 Diocesanas , NotíciasA Equipe do CEBI – CENTRO DE ESTUDOS BÍBLICOS de Umuarama, juntamente com representantes das sub-regiões do CEBI-PR participaram nos dias 09 a 11 de setembro, em Londrina, do 2º Encontro Estadual de Ecumenismo. Os membros do CEBI-PR refletiram sobre o tema – “Casa Comum: cuidado e responsabilidade” – que foi inspirado na Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016.
O encontro teve o propósito de refletir sobre os avanços e conquistas a partir da CF/2016, e propor ações conjuntas para os constantes desafios em relação à defesa da Casa Comum.
A atividade foi organizada pelos movimentos ecumênicos do Paraná, sendo eles o MECUM (Movimento Ecumênico de Maringá), o MEL (Movimento Ecumênico de Londrina) e o MOVEC (Movimento Ecumênico de Curitiba), em parceria com o CEBI-PR. Teve também a participação do movimento Folcolares, destacando a presença alegre da REJU (Rede Ecumênica da Juventude). Também se fizeram presentes os bispos católicos Dom Orlando Brandes (Londrina) e Dom Manoel João Francisco (Cornélio Procópio).
A assessoria foi feita pela Pastora luterana Romi Marcia Bencke (IECLB), secretária geral do CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs) e pelo Pastor Werner Fuchs da (IECLB). Com muita propriedade, ambos abordaram temas desafiadores, convidando-nos a cada vez mais atuar na busca do diálogo, na defesa da Vida e da Casa Comum e na promoção de uma cultura da paz. A ecologia e o cuidado com a criação apareceram como urgência.
Por Wania Scarpetto, CEBI-PR
Carta aberta
site.diocesedeumuarama.org.br/…/Carta-Aberta-II-Encontro-Estadual-de-Ecumenismo-1-1.pdf
O cuidado com a casa comum é dever de todos!
Estamos juntos nesta luta! #CEBIUmuaraama
Casa comum, nossa responsabilidade; foi tema da CF 2016; porém, as discussões ainda continuam! Já entrando no espírito da CF 2017, que tem como tema: cultivar e guardar a criação ( Gn 2, 15) e Objetivo Geral: Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. Somos convocados a tomar atitudes para o bem comum!!! Todos podemos colaborar no cuidado da Casa Comum, cada
um a partir da sua cultura… (Laudato ‘si [LS], 14). #CEBIUmuarama
Foi uma alegria encontrar todos os irmãos amigos que lutam e para gerar vida a essa casa comum.
Parabéns por essa alegria vivida juntos show.
#CEBIUmuarama