Clero da Diocese de Umuarama faz a última reunião do ano

Reunião aconteceu no Centro Diocesano de Formação (CDF) e reuniu Bispo, Padres e Diáconos

IMG 5920 1A última reunião do ano do Clero da Diocese de Umuarama acontece nesta quinta-feira (17), no Centro Diocesano de Formação (CDF). Estão reunidos Bispo, Padres e Diáconos. O tema central a preparação para o Jubileu, que é a comemoração dos 50 anos da Diocese. Padre Marcos Antônio de Oliveira Coordenador do Clero da Diocese, faz um balanço para essa quarta e última reunião. “Durante todo o ano nossa programação foi justamente a preparação para o Jubileu e foi um ano positivo para nossa caminhada, pelas reflexões que foram realizadas, os momentos de espiritualidade e convívio. Temos um Clero feliz, alegre e grato pela sua vocação, abrindo horizontes para realizarmos bem os nossos cinquenta anos”, detalha o Padre.
O Padre Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira, é o assessor dessa reunião, ele que é fruto da Diocese de Umuarama. Morou em Roma, Londrina e hoje em dia está no Rio de Janeiro, tem Mestrado e Doutorado em Teologia. Ele conta da alegria de voltar para a Cidade depois de 11 anos sem participar de uma Reunião do Clero. “Eu me sinto muito bem e alegre em reencontrar os meus amigos, colegas de presbitério e diáconos, é uma sensação de estar em casa. E esse encontro tem por objetivo fazer uma apresentação das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil, que é um documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). É um momento de estudo e fazer à luz disso, uma avaliação do que está se planejando para o Jubileu,” destaca o Monsenhor.
O Bispo Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., afirma que essa última Reunião Geral do Clero é um episódio do caminho, para caminhar rumo ao Jubileu, para trazer à tona as luzes que guiaram a Diocese durante todos esses anos. “É importante focar sobre o novo, que não é igual há 50 anos atrás. Cada reunião puxamos elementos fundamentais do caminho e procuramos esmiuçá-lo. É preciso prestar atenção no andar da carruagem, hoje em dia é fundamental pensar em pequenos grupos, e como diz o Evangelho ‘onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estarei no meio deles “‘, conclui o Bispo.

Fonte e Fotos: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana