Clero participa da terceira reunião geral de 2019

Reunião Geral do Clero aconteceu nesta quinta-feira (9), no Centro Diocesano de Formação.

IMG 2943

O Bispo Dom Frei João Mamede Filho, OFMConv., foi quem presidiu a reunião, que contou com a presença de Padres e Diáconos de toda a Diocese de Umuarama-PR, ele explicou que esse evento do clero acontece quatro vezes por ano, “essa é a terceira reunião de 2019, nela avaliamos a caminhada, trocamos informações, determinamos novos rumos e também temos esse convívio eclesial”.
O Bispo, comentou que a reunião discutiu um texto que trata sobre a espiritualidade e a vida afetiva do Padre e em seguida discutiram sobre o projeto Rumo ao Jubileu, pois daqui a cinco anos a Diocese de Umuarama completará 50 anos “Nós estamos nos concentrando em como afervorar a caminhada para chegarmos lá, para que cada um, no seu cotidiano, consiga viver o ordinário extraordinariamente. Devemos impostar as coisas para que tudo aconteça dentro do clima de jubileu”.
O Padre Marcos Antônio de Oliveira, coordenador do Clero da Diocese, explica que nessa reunião compreende-se a parte comunitária, que faz parte da vida do presbítero. “Trabalhamos também a parte intelectual, que é a formação continuada, que não termina no seminário, mas passa durante toda a vida do Padre. A formação espiritual, que é a oração, por isso a liturgia das horas e, por fim, a dimensão Pastoral. Cuidamos da pastoralidade do nosso povo, as pastorais, os movimentos, a nossa direção e como evangelizar.”
“Tudo que é comum, na vida do Padre, tratamos na reunião do clero. Onde o Pastor, que é nosso Bispo, se reúne com sacerdotes e diáconos, para pensar na ação pastoral da nossa diocese, para que tenha algo em comum em todas as paróquias. É uma forma de mostrar a nossa comunhão e a nossa unidade”, conclui o presbítero.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana
Fotos:Rejane Rocha
Assessora de comunicação e PASCOM diocesana