Bispo, Padres e Diáconos participam da segunda reunião de 2019.

Reunião geral do clero acontece nesta quinta-feira (16) no centro diocesano de formação.

IMG 0287

O Bispo Dom Frei João Mamede Filho, OFM conv. é quem guia a reunião, que conta com a presença de Padres e Diáconos de toda a Diocese de Umuarama-PR, explica que esse evento do clero acontece quatro vezes por ano, “essa é a segunda reunião de 2019, nela avaliamos a caminhada, trocamos informações, determinamos novos rumos e também temos esse convívio eclesial”.

O Bispo descreve que o dia começou com a liturgia das horas, ás 9h, em seguida fez um breve relato da 57º Assembleia Geral de Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que aconteceu na semana passada e depois partiram para um texto que preparou para ajudar entrar no espirito do clima de jubilo, pois daqui cinco anos a diocese completará 50 anos “nós estamos acionando nosso plano de pastoral que está feito, para tentar resolver como devemos impostar as coisas para que tudo aconteça dentro do clima de jubileu, isso irá ocupar boa parte do dia”.

Padre Marcos Antônio de Oliveira coordenador do Clero da Diocese, refirma que o tema principal do dia é a comemoração dos 50 anos, e conta que o Bispo quer que cada paróquia ofereça um presente, “então nós vamos trabalhar quais são os rumos, qual é a nossa meta, a direção que vamos percorrer nesses cinco anos. Olhar para o passado, o que aprendemos e projetar o futuro. A reunião do clero dignifica toda a diocese junta, a pessoa do Bispo, do Padre e Diácono fazendo com que o reino de Deus se atualize no momento em que estamos, na cidade que moramos e na diocese que somos”.

O religioso ainda explica que clero é a família onde congrega os três graus da ordem, o Presbiterado, Diaconato e Episcopado, que fazem parte de um presbitério de uma diocese, sempre coordenado pelo Bispo que é a cabeça que age na pessoa do cristo e os presbíteros e diáconos são os colaboradores do bispo num campo que é chamado de diocese.

O Padre Haitiano Othon Etienne da Paróquia Santa Clara de Assis, destaca a importância que essa reunião tem e que é um momento para partilhar as experiências pastorais, o encerramento acontece ás 17h.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista diocesana
Fotos: Rejane Rocha
Assessora de comunicação e PASCOM diocesana