Clero se reúne para Missa dos Santos Óleos

A celebração aconteceu na Catedral de Umuarama na noite de quarta-feira (13) e reuniu bispos, padres e diáconos.

Este ano, a missa do Crisma foi celebrada na noite de quarta-feira (13), na Catedral de Umuarama-PR e reuniu: o Bispo, os Padres e os Diáconos de toda a diocese. Normalmente, essa celebração acontece na quinta-feira Santa, mas, por motivos pastorais, o bispo pode antecipar, explica o Padre Maurício Cassemiro, pároco da paróquia São Lucas e São Cristóvão.

O sacerdote conta que dentro dessa celebração, abençoa-se o óleo dos catecúmenos, dos enfermos e consagra o óleo do Santo Crisma. Por isso, essa celebração é denominada “Missa dos Santos Óleos”. Nesse dia, os presbíteros, diante do bispo diocesano, renovam as promessas sacerdotais que fizeram no dia de sua ordenação.

O Padre ainda diz que “para a Igreja, essa celebração é um forte momento eclesial.  Cada óleo traz o seu significado: o Óleo dos Catecúmenos concede a força de Deus àqueles que serão batizados; o Óleo dos Enfermos é utilizado no Sacramento da Unção dos Enfermos e traz conforto para o doente no seu momento de sofrimento; o Óleo do Crisma é utilizado nas unções consecratórias (Ordenação Sacerdotal e Episcopal) e, também, no Sacramento da Confirmação. Enfim, expressa-se a comunhão diocesana em torno do Mistério Pascal de Cristo”, finaliza o presbítero.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM