Com 4 representantes da Diocese de Umuarama, 6º Encontro Nacional da PASCOM foi realizado em Aparecida, SP

 

Encerrou-se, no último Domingo, 22, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida, SP, o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom).

O evento reuniu mais de 500 agentes de pastoral reunidos desde a quinta-feira, 19, para refletir sobre as relações entre a Igreja e a Comunicação e contou com a presença de professores, doutores e especialistas como Irmã Joana Puntel, Irmã Helena Corazza, Elson Faxina, Moisés Sbardelotto.

Em sua conferência, a irmã Joana T. Puntel, pós doutora em Comunicação, irmã Paulina, graduada em Jornalismo, mestrado em Comunicação pela Universidade Metodista de S. Paulo – Umesp, doutorado em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pós-doutorado pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra), falou sobre “O caminho da Comunicação na Igreja.

A religiosa destacou a importância de se discutir a identidade da Pastoral da Comunicação, em especial sobre os seus princípios, “que não envelhecem, mas se revestem para se adaptarem à nossa realidade.” De acordo com a irmã Joana, algumas questões precisam ser refletidas para que se possa realizar um bom serviço de comunicação. A formação, segundo ela, não pode resumir-se em como preparar-se para obter habilidade técnica. “É necessário revisitar e pensar sobre como sermos presença para anunciarmos com ética a verdade de Jesus Cristo”, afirmou. Já sobre a organização e planejamento a irmã defende que é necessário que se leve adiante descoberta das técnicas, mas também sendo presença para levar a Boa Nova.

Já Dom Leomar Brustonlin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre (RS), abordou a importância da qualidade do conteúdo que se gera e se compartilha através das redes sociais, sobre o conteúdoque seja capaz de transformar a sociedade através da fé. Para Dom Leomar, é necessário comunicar-se com as pessoas de fora de Igreja e não somente as de dentro. Para isso, é necessário atenção com a linguagem que usamos, que pode fazer muito sentido para quem pertence à Igreja, mas comunica pouco para quem é de fora. Ele afirmou que é preciso abandonar a pastoral de manutenção e assumir uma pastoral missionária.

Moisés Sbardelotto, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, retomou alguns aspectos do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. Em sintonia com o que foi dito pelos demais palestrantes, Sbardelotto falou da importância de um estilo cristão-católico de comunicar. “Não é o conteúdo que nos define como comunicadores católicos, mas como a informação se transforma em experiência de vida”, afirmou.

Para Sbardelotto, a pluriculturalidade do Brasil é um desafio e uma riqueza para os comunicadores. O Diretório aponta três sujeitos importantes que devem estar presentes neste estilo cristão-católico de comunicar: povos e culturas; Igrejas e religiões; pobres e periferias. “Se vivemos uma experiência de fé, bonita e louvável dentro dos nossos templos, mas não prestamos atenção na carne de Cristo do lado de fora, a nossa comunicação não está atenta a essa verdade. A missão essencial é essa, o serviço aos pobres. Não só para ouvi-los, mas para usá-los como conteúdo das nossas comunicações, para que eles sejam sujeitos da comunicação e participem dos nossos processos comunicacionais”, alertou.

O 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) encerrou com a celebração eucarística que aconteceu na Basílica e contou com a presença de Dom Darci José Nicioli, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

REPRESENTANTES

Da Diocese de Umuarama, estiveram presentes quatro pessoas, Pe. Carlos Alberto de Figueiredo, Assessor Eclesiástico da Comunicação Diocesana, Diác. Gilberto Costa, coordenador da PASCOM Diocesana e Rejane Rocha e Aparecido Adão, da PASCOM da Paróquia Santa Clara de Assis de Umuarama. Confira abaixo as fotos do Encontro, feitas pela equipe diocesana.

 

Publicação: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana
Texto: Signis Brasil
Fotos/vídeo: Aparecido Adão, Gilberto Costa e Rejane Rocha.