Com excelentes palestrantes e adesão do público, Diocese realiza 1º Encontro de Comunicação

O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Formação de Umuarama nos dias 30 de junho e 01 de julho de 2018

Como era esperado por grande parte dos fiéis e comunicadores que aguardaram pelo evento, o 1º Encontro Diocesano de Comunicação superou todas as expectativas dos que estiveram presentes. Durante dois dias os envolvidos se empenharam para melhor realizar o evento, afim de que, as cerca de 20 paróquias presentes, pudessem aproveitar o máximo do conteúdo lá exposto e sentir-se bem acolhidos.

SÁBADO

De fato, grande sucesso se deu pela escolha dos palestras. No primeiro dia a palestra foi ministrada pela equipe da Adora Comunicação Católica de Londrina, PR e reconhecida pela CNBB, no qual estiveram presentes os palestrantes, Daniel Avila e Rennê Cruz. O tema proposto foi de “Introdução a Fotografia Religiosa”, que visava exemplificar os conceitos básicos da fotografia e os aspectos visuais que poderiam melhorar a imagem, concepção e o olhar do fotógrafo.

No mesmo dia, a noite foi reservada para um momento de espiritualidade, que foi conduzido pelo Pe. Machado, pároco da Paróquia São José Operário de Umuarama, que ministrou a pregação sobre a “Espiritualidade do Comunicador Católico” e encerrou a noite com Adoração ao Santíssimo Sacramento na Capela Nossa Senhora Aparecida do CDF 4.

DOMINGO

Na manhã de domingo, as atividades foram iniciadas com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Pe. Carlos Alberto de Figueiredo, diretor da Rádio Inconfidência de Umuarama e Assessor da Comunicação Diocesana. Após a celebração, durante toda a manhã, quem ministrou a segunda palestra do Encontro foi a Prof. Maria Carolina de Avis de Curitiba, PR, professora de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca) e Marketing na UNINTER e Academia Digital, Especialista em Social Media, professora de Marketing Digital Avançado e 1ª autora paranaense a publicar um livro de SEO, em breve.

Maria, de forma lúdica, explicou os princípios básicos do Marketing Digital e como aplicá-lo no âmbito religioso, tanto da Diocese, paróquias, pastorais e movimentos. Ainda durante a manhã, Avis abriu diversos momentos para sanar as dúvidas dos que estavam presentes e discursou sobre as principais novidades no Marketing e Publicidade atualmente e como as novas tecnologias poderiam se auxiliar na evangelização dos fiéis.

PRÓXIMOS ENCONTROS

Com aprovação de mais de 90% dos participantes, realizado por meio de pesquisa de opinião, a Diocese de Umuarama agradece a presença de todas as paróquias, movimentos e todos os comunicadores que estiveram presentes durante os dois dias de Encontro e que possamos, juntos, caminhar e evangelizar com o auxílio da publicidade e do marketing e que, muito em breve, teremos outras formações, cursos, workshops, oficinas de formação, aprendizagem e profissionalização.

Texto/fotos: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana