Coordenação da Pastoral da Criança da Diocese de Umuarama se reúne para planejar calendário

Na última semana todas as coordenadoras decanais da Pastoral da Criança se reuniram em Umuarama para planejar o calendário de ações para o ano que vem. O encontro aconteceu no salão Santa Clara, da Paróquia São Francisco de Assis e contou com a presença da nova coordenadora diocesana, Maria Alves, a Dede.

Em toda Diocese são mais de 250 líderes da Pastoral da Criança e outras centenas de equipes de apoio. No encontro estiveram presentes também a suplente da Pastoral, Margarida Maia, as coordenadoras de decanatos: Sebastiana Furyana (Cianorte), Fátima Nascimento (Indianópolis), Nice Ávila (Cidade Gaúcha), Iracema Mendes (Umuarama) e Carmelita (Douradina).

De acordo com a coordenadora Dedê, a reunião serviu para definir as atividades para 2017. “É a reunião do decanato para discutir os assuntos referentes ao trabalho da Pastoral da Criança e hoje, de uma forma especial, nós vamos preparar também o calendário para o próximo ano”, salientou.
A Pastoral da Criança, não só na Diocese de Umuarama como em todo o país, é canal de diálogo e interação com toda população e também com as demais frentes da Igreja. Ao longo do atendimento das gestantes e até a conclusão do atendimento das crianças com seis anos, toda a cadeia de relacionamentos da criança é impactada pela ação direta das agentes pastorais.

“A criança está dentro da família. Portanto nós atendemos ali a mãe, o pai, com certeza muitas vezes os avós, que são presentes dentro da família, por isso ela envolve todas as outras pastorais. A catequese, a pastoral familiar, a pastoral da pessoa idosa e, além disso, nós somos uma pastoral ecumênica, para todas as crianças, sem nenhuma discriminação. Toda criança é bem-vinda, é acolhida pela pastoral da criança”, explica Dedê.
O calendário pastoral de atividades diocesanas será divulgado em breve.