Na última semana todas as coordenadoras decanais da Pastoral da Criança se reuniram em Umuarama para planejar o calendário de ações para o ano que vem. O encontro aconteceu no salão Santa Clara, da Paróquia São Francisco de Assis e contou com a presença da nova coordenadora diocesana, Maria Alves, a Dede.
Em toda Diocese são mais de 250 líderes da Pastoral da Criança e outras centenas de equipes de apoio. No encontro estiveram presentes também a suplente da Pastoral, Margarida Maia, as coordenadoras de decanatos: Sebastiana Furyana (Cianorte), Fátima Nascimento (Indianópolis), Nice Ávila (Cidade Gaúcha), Iracema Mendes (Umuarama) e Carmelita (Douradina).
De acordo com a coordenadora Dedê, a reunião serviu para definir as atividades para 2017. “É a reunião do decanato para discutir os assuntos referentes ao trabalho da Pastoral da Criança e hoje, de uma forma especial, nós vamos preparar também o calendário para o próximo ano”, salientou.
A Pastoral da Criança, não só na Diocese de Umuarama como em todo o país, é canal de diálogo e interação com toda população e também com as demais frentes da Igreja. Ao longo do atendimento das gestantes e até a conclusão do atendimento das crianças com seis anos, toda a cadeia de relacionamentos da criança é impactada pela ação direta das agentes pastorais.
“A criança está dentro da família. Portanto nós atendemos ali a mãe, o pai, com certeza muitas vezes os avós, que são presentes dentro da família, por isso ela envolve todas as outras pastorais. A catequese, a pastoral familiar, a pastoral da pessoa idosa e, além disso, nós somos uma pastoral ecumênica, para todas as crianças, sem nenhuma discriminação. Toda criança é bem-vinda, é acolhida pela pastoral da criança”, explica Dedê.
O calendário pastoral de atividades diocesanas será divulgado em breve.