Corpus Christi será celebrado nesta quinta-feira

A Solenidade de Corpus Christi celebra o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

WhatsApp Image 2019 06 18 at 17.20.20

Corpus Christi no Brasil é celebrado com feriado, sempre em uma quinta-feira, exatamente 60 dias após a Páscoa. Neste dia, comemora-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o sacramento da eucaristia.
“Corpus Christi” é uma expressão originária do latim, em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Sendo assim o nome escolhido já sugere o seu significado: uma homenagem à Eucaristia.
Esse sacramento é celebrado como memória da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. O Pão e o Vinho consagrados e consumidos são o Corpo e o Sangue de Cristo, alimento de Vida Eterna.Uma tradição desta data no Brasil trazida pelos portugueses é a atividade de produzir tapetes. É uma prática comum em muitas partes do país, representando símbolos e cenas importantes da fé católica. Os tapetes são confeccionados a partir de vários produtos, como serragem, borra de café, areia etc.
De acordo com o site da CNBB, a solenidade de Corpus Christi, além de louvar e agradecer a Jesus Eucarístico pela sua presença entre nós neste sacramento, desejamos, igualmente, apresentar-lhe o que de melhor e mais nobre possuímos, através do brilhante ostensório, dignos sacrários em nossos templos e ruas enfeitadas de belos símbolos religiosos.
Contudo, não podemos esquecer o mais importante, ou seja, entrar em comunhão com Ele, acolhê-lo como divino hóspede em nossos corações, em nossa vida, e sermos sacrários vivos, portadores do Senhor em nosso convívio familiar e em nossos ambientes de trabalho e de convivência na sociedade. Saibamos honrar sua presença na eucaristia, seja nos locais e objetos preciosos, seja em nós mesmos e nos irmãos e irmãs que vivem ao nosso lado, sobretudo os necessitados.

Segue os horários das celebrações em cada Paróquia de Umuarama-PR:

Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo:
Missa: 09h

Paróquia Nossa Senhora Aparecida:
Missa: 09h

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro:
Missa: 09h

Paróquia Sagrado Coração de Jesus:
Missa: 08h30

Paróquia Santa Clara de Assis:
Missa: 09h

Paróquia São Francisco de Assis: