Diocese celebrou Corpus Christi com missas e procissões

A solenidade celebra o Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

WhatsApp Image 2019 06 21 at 08.07.263

As Paróquias da Diocese de Umuarama-PR celebraram nesta quinta-feira (20), a Missa de Corpus Christi. Na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo a celebração foi presidida pelo Bispo Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., com a presença do Padre Luiz Cézar Bento e Padre Elias Rocha. Após a Eucaristia aconteceu a procissão pelo tradicional tapete, montado pelos fiéis. A
comunidade acompanhou o Corpo de Cristo com cânticos e orações.
O Bispo explicou que essa é uma celebração antiga da Igreja. “Criou-se este modo de reverenciar a Eucaristia, com a presença benéfica do Corpo de Cristo no meio de nós. Quem comunga com fé sabe o que estou dizendo. A Igreja usa a devoção que ela recebe, para catequizar, reforçar a compreensão do mistério da fé no coração, mente e alma dos fiéis, e para louvar ao senhor.”
Adelso Vieira da Silva, Paroquiano há 30 anos e Coordenador da Comunidade Eclesial de Base (CEB) Nossa Senhora do Rosário, conta da alegria em participar mais um ano desta memória de Cristo. “É um dia belíssimo e muito importante para nossa caminhada na Igreja.”
Olavo Vignoto, Paroquiano há 38 anos, diz que esta é uma festa importante para os cristãos. “Eu pertenço às comunidades Neocatecumenais e todos os membros estão presentes, em festa, neste momento. É uma felicidade muito grande poder expressar nossa fé em Jesus Cristo, presente no Santíssimo Sacramento.”
A Celebração acontece exatamente 60 dias após a Páscoa, o Padre Luiz Cézar Bento fala que viver esse momento, após o Domingo da Santíssima Trindade e celebrar a Missa do Corpus Christi, “é poder manifestar à Igreja, à comunidade, ao mundo que nós acreditamos neste Deus presente no Sacramento da Eucaristia, que se entrega a nós para nos alimentar e fortalecer com sua presença, sua palavra, seu Corpo e Sangue.”
O Padre conta que para confeccionar o tapete, estiveram presentes em torno de 180 pessoas. “Fizemos uma reunião com todos os responsáveis de cada comunidade para passar as orientações. As pessoas que prepararam o tapete chegaram às 4h da manhã. Foi bonito de se ver a devoção, a fé e o empenho desses cristãos, que se colocaram a serviço da Igreja, para receber esse Deus que passa. O tapete não é necessário para a celebração, mas faz parte da tradição ornamentar, que ele é o Deus, é o Rei, ele que vai passar. Então nós queremos oferecer todas as honrarias de Rei e ressaltar Deus na nossa vida, que sempre se colocou a serviço e se dá a cada um de nós, para promover a vida.”

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista diocesana