Diocese de Umuarama realizou Semana de Arquitetura e Arte Sacra em Londrina

Diocese de Umuarama, por meio da CODIARAS (Comissão Diocesana de Arquitetura e Arte Sacra da Diocese do Divino Espírito Santo – Umuarama – PR), promoveu a Semana de Arquitetura e Arte Sacra em sua quinta edição, que neste ano trouxe como tema a “Liturgia Cristã e os desafios da sacramentalidade na arte e arquitetura contemporânea”. Promovida há dez anos pela Diocese de Umuarama, neste ano teve como sede a Arquidiocese de Londrina no Centro de Espiritualidade Paulo VI. O encontro, que aconteceu de 27 a 31 de agosto, reuniu cerca de 100 pessoas de oito estados do país para discutir o espaço litúrgico e também a teologia que está por trás de cada obra. Participaram do encontro pessoas envolvidas na construção de uma igreja e também com a liturgia, desde profissionais como arquitetos e mestres de obra, até padres e leigos.

A coordenadora da semana, arquiteta Angela Laino, explica que a semana deste ano apresenta os desafios de colocar a liturgia e a arquitetura na arte contemporânea. “Parece que nós temos um pouquinho de medo pra fazer a arte contemporânea na arte sacra. E o que nós precisamos ter é a coragem dessa transformação. Porque a arquitetura se não for marcada em seu tempo pode morrer. Essa é uma discussão encantadora.”.

Para falar de arte contemporânea nas igrejas, a arquiteta Caroline Salgueiro, da organização do evento, acrescenta que é preciso ter um olhar refinado e cauteloso. “Não se pode banalizar nem a arquitetura nem a tradição. Nós temos que seguir a tradição da nossa Igreja, mas a forma é diferente, os materiais são diferentes. Por isso que é um desafio. Trazer para o hoje, mas sem deixar a tradição e a liturgia que vem de anos.”

Publicação: Cassiana Barros
Assessora de Comunicação e PASCOM Diocesana