Diocese de Umuarama realizou I Encontro de Catequese Inclusiva

O Encontro contou com a presença de Coordenadores Paroquiais da Pastoral Catequética, catequistas e pessoas interessadasWhatsApp Image 2019 06 27 at 15.18.17

O I Encontro Diocesano de Catequese Inclusiva de Umuarama, aconteceu no início de Junho. Contou com a presença de Coordenadores Paroquiais da Pastoral Catequética, catequistas que trabalham com catequizandos especiais de toda a Diocese e pessoas interessadas.
Quem assessorou o encontro foi a Psicóloga da Arquidiocese de Cascavel, Viviane de Paula. Ela explica que catequese inclusiva é inserir catequizandos com determinadas limitações. “É uma maneira diferente de dar catequese, com formas e métodos que atenda a todos. Ainda é preciso muito estudo, dedicação e uma equipe dedicada a isso”.
“Estamos engatinhando, ganhando forma a cada ano e o que precisamos é estudar e nos aprimorar a cada dia em relação a esse tema. Não é só trabalhar pessoas com limitações, e sim uma catequese, com métodos diferentes, que chegará a todos”, conclui a psicóloga.
A Irmã Solange das Graças Martinez Saraceni, Coordenadora Diocesana da Dimensão Bíblico-Catequética de Umuarama-PR, diz que o encontro teve como finalidade capacitar e conscientizar as lideranças para essa gritante necessidade. “Conhecer e aproximar as diversas experiências já existentes em nossa catequese, formar uma equipe de coordenação e assessoria para dar maior apoio aos trabalhos desenvolvidos, bem como propor novas iniciativas”.
A Irmã, conta, que todos os catequistas que participaram já vivem essa realidade em suas paróquias. A intenção foi mostrar que não estão sozinhos e que eles têm uma instância à qual recorrer, a equipe diocesana constituída com seu assessor e a equipe do regional. “Os primeiros passos já foram dados. Cabe às Paroquias investirem em seus catequistas. Vamos elaborar um calendário para uma atuação mais intensa nos decanatos e diocese. Esperamos que os catequistas que participaram, sejam formadores em suas comunidades”.
Na Dimensão Bíblico Catequética, cada decanato terá seu representante e o Padre Leandro Carlos Broleze, do decanato São Francisco de Assis da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, foi convidado para ser o assessor da Catequese Inclusiva na Diocese de Umuarama-PR.
Vânia Cabral Monteiro e Silva, Catequista de Iporã, descreve o encontro e afirma que gostou do que viu, “tinha a ideia de receber dicas de como trabalhar, que aconteceram também, mas o enfoque foi bem mais amplo. Tem muito a se fazer ainda, mas fico feliz de saber que nossa Diocese está se preocupando em se planejar e ter um projeto para dar esse passo tão importante”.
Maísa De Proença Pereira, Catequista de Iporã, afirma que “catequese Inclusiva não deve ser somente incluir uma pessoa especial dentro da igreja e sim, conhecer a família e aceitá-los, para depois ser uma igreja de acolhida, missionária e praticante”.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana