Diocese de Umuarama terá uma nova paróquia e mudanças de funções pastorais

O mês de julho chega repleto de novidades e mudanças em nossa Diocese

Atualmente a Diocese de Umuarama possui 45 paróquias, 11 somente em Umuarama, incluindo o distrito de Santa Eliza. Mas esse número irá ser alterado no final deste mês com a criação de uma nova paróquia. A então Capela São Lucas, localizada no bairro São Cristóvão e pertencente à Paróquia Santuário Nossa Senhora Do Perpétuo Socorro, do bairro Panorama, irá se desmembrar e tornar-se paróquia, sendo totalmente independente e autônoma, e assim, se tornar a 12º Igreja Católica de Umuarama, além das diversas capelas. A nova paróquia irá possuir o nome de Paróquia São Lucas e São Cristóvão.

No Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro também haverá mudanças, o Pe. Maurício Cassemiro Costa, hoje vigário paroquial, deixará a comunidade para se tornar Administrador Paroquial da nova paróquia, exercendo as mesmas funções de pároco, juntamente com o Diác. Marcelo Merquiades de Lima que também passará a servir a nova comunidade. O Pe. Ayres Michel Melchiotti permanece como pároco do Santuário, juntamente com os diáconos João Luiz Barizão e Silvanei de Souza.

FESTA DE CRIAÇÃO

Durante quatro dias haverá diversas celebrações e festa pela criação da nova paróquia e festa do padroeiro, confira a programação:

• 19 e 20/07 – Celebrações do tríduo de São Cristóvão às 20h na nova paróquia.
• 21/07 – Última noite do tríduo e a missa de Ereção Canônica (Criação) da nova Paróquia São Lucas e São Cristóvão às 19h30, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv.
• 22/07 – Missa em louvor a São Cristóvão, carreata e benção dos veículos às 08h.

Ainda no domingo, 22, após a celebração da 1º missa enquanto paróquia, a comunidade realizará a entrega do kit de Costela Assada a partir das 11h. O kit contém 1 costela assada, arroz e salada, e serve até 4 pessoas. O vale possui o valor de R$60 e pode ser adquirido até dia 14/07 na secretaria do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na Av. Liberdade, 2980, telefone: (44) 3622-5116, com os coordenadores de grupos, pastorais e movimentos da comunidade.

A nova Paróquia São Lucas e São Cristóvão está localizada na Rua Santo André, 2610 no Jardim São Cristóvão, Umuarama, PR.

AÇÃO ENTRE AMIGOS

Para ajudar a custear as despesas de estrutura e organização da nova paróquia, as comunidades estão realizando uma Ação Entre Amigos que concorrerá a um terreno de 200m² no Jardim Real, em Umuarama, próximo a nova igreja. O valor da Ação é de apenas R$2 por número e o sorteio também será realizado no domingo, 22/07 às 11h durante a festa de São Cristóvão. Os números da Ação Entre Amigos podem ser adquiridos no Santuário Perpétuo Socorro, Mitra Diocesana e com os coordenadores de pastorais e movimentos de ambas as comunidades.

NOVAS FUNÇÕES DIOCESANAS

Também neste mês de julho, no último domingo, 01, o Pe. José Fernandes Lucena, tomou posse como vigário paroquial do Santuário Santo Antônio em Iporã, para auxiliar o pároco, Pe. Jailson João da Silva. Pe. Fernandes deixou sua função de Chanceler da Diocese de Umuarama nesta semana, função esta que o sacerdote exerceu durante 15 anos.

Outrossim, no dia posterior, segunda-feira, 02, o Pe. Maurício Cassemiro Costa, futuro administrador paroquial da Paróquia São Lucas e São Cristóvão, assessor eclesiástico diocesano da RCC e assessor eclesiástico do Setor Diocesano da Juventude, tomou posse da função de Chanceler da Diocese de Umuarama. Na manhã deste dia foi celebrada uma Missa com os funcionários da Mitra Diocesana, onde o Pe. Fernandes juntamente com Pe. Mauricio puderam celebrar a Eucaristia e realizar a transferência do cargo, fazendo a leitura da ata e dos decretos diocesanos, assinados por Dom João Mamede.

Texto: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana