Dom Antonio Luiz é apresentado na Arquidiocese do Rio de Janeiro

Missa em ação de graças na Catedral de São Sebastião no Rio de janeiro no dia 12 de fevereiro, marcou a apresentação do novo Bispo auxiliar Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira.

A Santa Missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, e concelebrada pelos bispos auxiliares, entre eles, Dom Joel Portella Amado, representando na qualidade de secretário geral, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e o bispo da Diocese de Nova Iguaçu (RJ), Dom Gilson Andrade da Silva, representando o Regional Leste 1 da CNBB.

Bispo titular de Tunes e auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 24 de novembro de 2021, e ordenado por Dom Orani como sucessor dos Apóstolos no último dia 5 de fevereiro, na Catedral de Umuarama. Ele é o primeiro Padre formado na Diocese de Umuarama a chegar ao episcopado.

Pouco depois da leitura do evangelho, o reitor do Santuário Cristo Redentor e pároco da Paróquia São José, na Lagoa, no Rio de Janeiro, padre Omar Raposo, fez a leitura e apresentou a bula pontifícia de nomeação de Dom Antonio Catelan. Também durante a celebração, foi lida pelo chanceler da Cúria Metropolitana, monsenhor Helio Pacheco Filho, a ata de tomada de posse como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

8 1

Em seguida o Cardeal Dom Orani caminhou com Dom Antonio, o apresentando para a comunidade e quem acompanhava a transmissão ao vivo. “Louvamos a Deus e agradecemos ao Papa Francisco por nos conceder mais um bispo auxiliar, Dom Antônio Catelan, que recebemos oficialmente em nossa arquidiocese. Ele que já conhece a realidade de nossa arquidiocese, pedimos a Deus que o abençoe na sua nova missão. Temos nove vicariatos em nossa arquidiocese, e sua presença significa a partilha de serviços e facilitará a uma maior proximidade com os sacerdotes e o povo de Deus”, disse o Cardeal.

19 1

No final da celebração, o novo bispo auxiliar fez vários agradecimentos, apresentou seus familiares, explicou o significado de seu Brasão Episcopal, contou um pouco de sua história de vida e da experiência de exercer nos últimos quatro anos o ministério sacerdotal na Arquidiocese do Rio de Janeiro, sendo também professor na Pontifícia Universidade Católica, a PUC-Rio.

“Venho do interior do Paraná, de uma pequena diocese, mas pujante e rica em vocações, tanto para o ministério ordenado como para os vários ministérios laicais. Dedicada ao Divino Espírito Santo, a Diocese de Umuarama estará comemorando no próximo ano 50 anos de criação. Nesta diocese, que é uma joia, uma perola, foi onde Deus me deu a graça de nascer, de receber o dom da fé e da vocação ao sacerdócio. Carrego no coração toda gratidão, sobretudo ao bispo diocesano, Dom João Mamede Filho, ao qual manifesto todo o meu amor e gratidão”, disse o novo Bispo.

2 1

Ele continua e relembra que desde que chegou ao Rio de Janeiro, há quatro anos, encontrou uma Igreja que cuida com diligência de sua missão principal, que é transmitir e cultivar a fé, a vida litúrgica, a vida fraterna. Uma Igreja atenta aos pobres, aos sofredores, uma Igreja solidária e servidora. “É uma Igreja que testemunha no mundo, na sociedade, com os órgãos oficiais, sem fazer discursos partidários ou ideológicos. Se conserva fiel a Jesus Cristo, ao Evangelho e ao seu povo”, descreve Dom Antonio Luiz.

“Tendo percebido isso ao longo desses quatros anos, me sinto encorajado e amparado a procurar dar o melhor de mim e também de não viver para mim, mas para o ministério ao qual fui consagrado, apesar da minha fraqueza e de meus pecados, pela graça e misericórdia de Deus”, finaliza o Bispo.

Publicação e Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM