Dom João Mamede leva a chama da vela jubilar em visita à Paróquia de Rondon

Diversos compromissos fizeram parte da agenda do Bispo Diocesano.

54654164165No último domingo (12) e na segunda-feira (13), aconteceu a visita Pastoral de Dom João Mamede Filho, à Paróquia São Pedro, em Rondon-PR, por ocasião do Jubileu de Ouro da Diocese de Umuarama. Esta é a segunda paróquia criada na Diocese e a ser visitada.

O início foi no portal da entrada da cidade, onde o Bispo Diocesano foi recepcionado pelo prefeito, o senhor Roberto Corredato, pelo pároco da Paróquia São Pedro, o Padre Luiz da Silva Pereira e pelo vigário, o Padre Marcos Paulo Uliana e os demais fiéis da cidade. Na ocasião, o prefeito entregou a chave da cidade para Dom João Mamede, simbolizando o acolhimento e a alegria de receber essa visita tão importante. A recepção ainda contou com a apresentação da fanfarra municipal.

007Logo após a recepção, Dom João Mamede celebrou a Santa Missa, e a vela jubilar da paróquia foi acesa. Na homília, o Bispo encorajou o povo: “uma das coisas do Jubileu que nós temos que fazer é isso: dizer para tanta gente, que a luz de Jesus está dentro de você. Você é destinado a essa luz e a missão, portanto, todos devem ser uma Igreja missionária”.
56196191961Depois da celebração, o Bispo se reuniu com as lideranças e com os funcionários das paróquias e, no fim da tarde, houve um encontro com o Conselho Paroquial de Economia e Administração. O dia foi encerrado com a missa dominical e a grande participação dos fiéis.

Na segunda-feira (13), Dom João começou o dia com a Missa Diária, celebrando a Memória de Santo Antônio de Pádua. Depois da celebração, o Bispo ainda esteve presente no Colégio Castro Alves, onde foi recepcionado pelo diretor, Gustavo Zolin, pelos professores, demais funcionários e alunos. Em seguida, Dom João seguiu até o Hospital e Maternidade Santa Mônica, sendo recepcionado pelo presidente do hospital, Sérgio Farinha Dias. A parte da manhã se encerrou com a visita ao Posto de Saúde Municipal, que foi acompanhada pelo prefeito municipal.
IMG 1611Depois, na parte do mesmo dia, o Bispo visitou os idosos do Clube do Idoso, onde pode conversar e ouvir um pouco de suas experiências. Após o clube, Dom João conheceu a prefeitura e se encontrou com o prefeito e demais autoridades civis da cidade. O último compromisso do dia, foi a reunião com o conselho paroquial da Ação Evangelizadora, encerrando, assim, mais uma Visita Pastoral neste começo de Ano Jubilar.
IMG 2006Para o Bispo Diocesano, a visita foi, “muito comovente para a comunidade e para mim. A recepção com a fanfarra municipal e as palavras do prefeito enalteceram a Igreja. O povo estava muito alegre, apesar do frio. Essas são as formas que sentimos a disposição para jubilar na alma do povo. A disposição de se alegrar por ter sido visitado, por aquilo que Jesus plantou, lá longe, pelas Galileias do mundo, de boca em boca, de missionário em missionário, até chegar nesses 50 anos. Senti gratidão e esperança no povo nesse jubilar”, concluiu Dom João Mamede.

Publicação: Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana e PASCOM
Fotos:Phelipe Hydemy Saquetti Matimoto
Secretário delegado para as visitas pastorais