Dom José Maria Maimone comemora bodas de brilhante e granito

O primeiro Bispo da Diocese de Umuarama comemora 60 anos de ordenação presbiteral e 48 anos de ordenação episcopal

WhatsApp Image 2021 06 29 at 10.06.17 1Dom José Maria Maimone nasceu em Astolfo Dutra (MG), em 1932. Formou-se Técnico em Contabilidade em 1951, em Londrina – PR  e in­gressou no seminário dos Padres Palotinos, em 1955.

Foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1961, em Londrina, e bispo no dia 29 de junho de 1973, em Roma, pelo Papa Paulo VI, para ser o primeiro Bispo da recém-criada diocese de Umuarama (PR).

Ele estudou filosofia em Londrina (PR) e teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção em São Paulo (SP), onde recebeu o título de bacharel, em 1962. Estudou Teologia Espiritual no Pontifício Institu­to Teresianum, em Roma, recebendo o título de “Perito em Espiritualidade”, em junho de 1973.

Como padre exerceu seu ministério em Londrina e Curitiba (PR). De 1972 a 1973, foi Consultor-Geral da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), em Roma na Itália. Exerceu seu episcopado na Diocese de Umuarama de 1973 a 2002, quando o Papa João Paulo II aceitou sua renúncia, se tornando assim, Bispo Emérito.

Dom José é autor de vários livros e sua última obra publicada, foi “Apenas um Coração Decidido”, escrito por Sonia Maria Dornellas, onde conta alguns dados biográficos e da Diocese de Umuarama.

A Diocese de Umuarama deseja que Deus continue abençoando seus passos e lhe conceda muita saúde, pra continuar firme na sua missão de evangelizar.

Publicação: Suzana Machado
Assessora de Comunicação Diocesana e Pascom