“É uma rainha vestida de ouro de Ofir”, diz Dom João Mamede em referência à Padroeira do Paraná

Nesta terça-feira (10), Dom João Mamede Filho, Bispo da Diocese de Umuarama, foi o celebrante da quinta novena em louvor à Nossa Senhora do Rocio em Paranaguá. Na sua mensagem dedicada aos devotos ele comparou a Padroeira do Paraná a uma rainha

Novena 5 168

“Maria é a Rainha vestida de Ouro de Ofir, ou seja, vestida de virtudes e hábitos essenciais para a felicidade humana. O mundo só acorda, levanta e tem ânimo para enfrentar o dia porque, em alguma medida, toma a mesma posição de Maria, Aquela que disse ‘Eis-me aqui, Senhor’. Aqui no Paraná temos essa maravilhosa Mãe do Rocio, que oferece sua identidade e amor ao povo paranaense e se coloca como a mãe zelosa de todos os paranaenses”, considerou Dom Mamede.
Dom João Mamede presidiu a novena com o tema “Mãe do Rocio, intercedei pelos enfermos”. Ontem, dia 11, Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Maringá, celebrou a novena, às 19 horas, com o tema “Mãe do Rocio, intercedei pelas vocações”.

A programação religiosa da 207ª Festa em Louvor à Nossa Senhora do Rocio conta com celebrações diárias presenciais em oito horário diferentes, sendo três deles com transmissões pelas redes sociais do Santuário Estadual. As missas realizadas às 19 horas são presididas por Bispos de Curitiba, Campo Mourão, Palmas, Francisco Beltrão, Londrina, Umuarama, Ponta Grossa, Maringá, São José dos Pinhais, União da Vitória e de Paranaguá.

Novenário

O novenário dedicado à Padroeira do Paraná seguirá até o dia 14 com celebrações presenciais e online. O tema geral da festa deste ano é “Mãe do Rocio, intercedeis por nós” e em cada novena as orações serão dirigidas a um propósito diferente: pelos devotos, pelas famílias, pelos peregrinos, pelos falecidos, pelos enfermos, pelas vocações, pelas autoridades e governantes, pela paz mundial e pelos trabalhadores.

As novenas serão celebradas nos seguintes horários: às 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas. As Transmissões pelas redes sociais do Santuário serão às 6, 16 e 19 horas. As transmissões serão pelas páginas do Santuário no Facebook: (https://www.facebook.com/santuarioestadualdorocio) e no Youtube (Santuário do Rocio Paranaguá).

*Ouro de Ofir era um tipo de ouro da mais alta qualidade, que podia ser encontrada em uma região chamada Ofir. Esse ouro era muito puro e muito raro.

Publicação: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM