Equipe do Conselho Missionário Diocesano- COMIDI, participa do Congresso Missionário Regional.

Dias de celebração, de receber formação sobre a importância da alegria do Evangelho ser comunicado a todos e a povos distantes”, resumiu o bispo referencial das Missões no Paraná, Dom Sergio Arthur Braschi, ao avaliar o Congresso Missionário Regional, realizado em Guarapuava, neste final de semana. 67 pessoas, de 17 regionais e diversas dioceses do Paraná, puderam se aprofundar no texto base do IV Congresso Missionário Nacional, marcado para setembro, em Recife (PE). Na noite de sexta-feira (16), foram eleitos também os três novos coordenadores dos Conselhos Missionários de Província (Comipro).

O estudo do texto base foi conduzido pelo padre Estevão Raschietti, assessor do Centro Cultural Missionário, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), criador da Rede Latino-americana de Missiólogos e um dos autores do texto. “O documento foi elaborado em cima do texto base (do Congresso Americano) da Bolívia, que é bem volumoso. Nós o reduzimos na tentativa de deixá-lo mais popular, partindo da escolha de três eixos: Alegria do Evangelho/Vida Plena, Sinodalidade e Comunhão e Testemunho e Profetismo, e, a Missão Ad gentis que é o eixo transversal, tema dos dois congressos”, explicou o padre, citando que a atenção foi centrada no âmbito espiritual (Alegria do Evangelho/Vida Plena), na dimensão relacional, comunitária (Sinodalidade e Comunhão) e apostólica (Testemunho e Profetismo. “As três estão relacionadas porque hoje em dia não se pode pensar em fazer missão sozinho; tem de fazer comunitariamente, eclesialmente”.

A Diocese de Umuarama foi representada por Frei Bernardo Luz( Coord. diocesano do COMIDI), Leodina e João Costa (Coordenadores diocesanos da Infância e adolescência missionária-IAM) e Brunna Fregoneze (secretária diocesana da Juventude Missionária-JM).

“Foi muito importante  para nós este encontro para iluminar nossa caminhada em nossa diocese, pois nos encoraja ainda mais a continuar a missão de despertar no povo de Deus, que estão em cada uma das paróquias e comunidades de nossa diocese, o ânimo da missão permanente na sinodalidade (caminhando juntos)”, diz frei Bernardo Luz, Coordenador do Conselho Missionário Diocesano- COMIDI.

Fonte:  Conselho Missionário Diocesano