Fé, comoção e saudade marcaram o Dia de Finados

Na última quarta-feira (2), aconteceu a tradicional Santa Missa de Finados nas paróquias da Diocese.
IMG 0554 1
Muitos fiéis estiveram presentes nas diversas celebrações de finados realizadas em toda a Diocese na quarta-feira (02), algumas delas aconteceram dentro do cemitério.

O Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, presidiu a Missa de Finados às 8h da manhã, na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama. A celebração foi transmitida pelas redes sociais da Diocese, Catedral e pela TV UP.

O Dia de Finados é  uma data em que a liturgia celebra a Comemoração dos Fiéis Defuntos e se recolhe em oração pelos seus filhos que já partiram desta vida. Para os cristãos, não se trata de um simples dia de saudade, mas, de oração pelos fiéis de Cristo, que já partiram para a Casa do Pai, na firme esperança da ressurreição.

Dom João, em sua homilia, disse que para a nossa fé de cristãos, a morte não é o fim, mas, o início de uma nova vida. “A vida inteira nossa, na Terra, é como uma longa gestação, por isso, o ritual das exéquias recomenda, ‘lembrem-se todos ao oficiarem a liturgia das exéquias de que lhes cabem despertar a esperança dos participantes, quanto fortificar a fé no mistério pascal e na ressurreição dos mortos’. A Igreja cuida dos corpos dos seus fiéis falecidos, porque foram templo do Espírito Santo, desde o seu batismo e confirmados com o Crisma”, ressalta o Bispo.

CATEDRAL DO DIVINO ESPÍRITO SANTO – UMUARAMA:

Fotos: Milton Cinque

CEMITÉRIO MUNICIPAL DE UMUARAMA – RÁDIO AMIZADE FM:

Fotos: Equipe Rádio Amizade Fm

SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO – UMUARAMA:

Fotos: Cirene Maria Chaves

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA – TAPEJARA:

Fotos: Marisa Issa Risk e Anderson Henrique Gotardi

PARÓQUIA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS – CIANORTE:

Fotos: Sergio Shiguet

Assessoria de Imprensa Diocesana