IAM DA DIOCESE SE REÚNE EM FORMAÇÃO

Na última sexta-feira, (25), no Centro Diocesano de Formação-CDF em Umuarama-PR, houve o início do Encontro de Formação de Assessores da Infância e Adolescência Missionária, o EFAIAM. Mais de 50 participantes vindos de todos os cantos do noroeste do Paraná vivenciaram momentos únicos.

013 2

Os estudos foram coordenados pela formadora diocesana, Leodina Lobato, com apoio dos assessores e estudantes de psicologia e pedagogia Evandro de Carvalho e Carlos Peruci.

Os assessores aprenderam um pouco sobre a Pastoral do Meio Ambiente, sobre a Formação de Grupos, tiveram uma Oficina de Cânticos, Psicopedagogia das Idades, Fundamento de Missão, Conceito de Missão, A Pessoa do Assessor, Espiritualidade, além de dinâmicas. O encontro foi concluído no dia 27, após a celebração do envio, presidida pelo coordenador provincial da IAM e assessor do conselho missionário diocesano-COMIDI, Pe. Ivanil Pereira da Silva, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia (Cianorte-PR). Ele acompanhou todos os momentos dos quase três dias de aprofundamento.

Por fim, após a celebração, os coordenadores dos decanatos ali presentes se reuniram e definiram as ações e as atividades da 10º Jornada Nacional da IAM, além de outros compromissos do primeiro semestre.

Acompanhe alguns registros desse rico momento de animação, reaproximação e planejamento que esse encontro propiciou.

PASTORAL DA ECOLOGIA INTEGRAL NO EFAIAM

A PEI, representada por Luiz Antoniassi e Leticia Framesche, apresentaram e lançaram aos assessores da IAM, o Programa de Educação Ambiental intitulado “Menos Resíduos, Mais Ação”, que objetiva conscientizar e sensibilizar as crianças de suas respectivas comunidades sobre a importância de reduzir a geração de resíduos sólidos e seu gerenciamento mais adequado.

Para que os objetivos propostos sejam alcançados, diversas ações de educação ambiental foram sugeridas aos assessores, tais como: palestras, dinâmicas, gincanas, reconhecimento da realidade paroquial, mutirões de limpeza, dentre outras, além de temáticas que devem ser trabalhadas no decorrer deste ano. A definição da melhor ação, conforme as necessidades e a realidade de cada paróquia, sob responsabilidade dos assessores.

Durante a apresentação, a Pastoral da Ecologia Integral disponibilizou 100 mudas de árvores frutíferas e nativas para a IAM, para que, no fim do encontro, todos pudessem levar uma muda e assumir o compromisso de cuidar e zelar dela. Todos aceitaram o compromisso e preencheram uma ficha com dados pessoais para que a pastoral possa fazer o controle de como estarão essas mudas no futuro, por meio de vídeos e fotos dos “pais adotivos dessas árvores”.

Publicação: Gabriel Rocha
Assessor de Comunicação Diocesana e PASCOM