Manhã de Espiritualidade do Clero da Diocese de Umuarama

Padres e Diáconos participam de momentos de Espiritualidade, Reflexão e Penitência

IMG 1426 1

Na manhã de sexta-feira, 28, no Centro Diocesano de Formação (CDF), o Bispo Emérito, Dom José Maria Maimone dirige momento de espiritualidade, reflexão e penitência. Em uma ocasião histórica para Dom José, ele fez a primeira Oração na nova Capela do CDF, antes mesmo de ser oficialmente inaugurada. “É uma honra para mim, ter o privilégio de fazer a primeira oração na Capela do Centro Diocesano de Formação, local que ainda não foi inaugurado, mas foi muito esperado por todo Clero”, destaca o Bispo Emérito.
Ele conta como foi o momento de espiritualidade que os Padres e Diáconos participaram. “Como todos os anos nós temos feito, foi uma manhã de espiritualidade que marca o início da Quaresma, podemos inclusive chamar de momento penitencial, onde celebramos o sacramento da penitência, começando com a Liturgia das Horas, pregação e confissão dos sacerdotes e diáconos”, conclui Dom José.

IMG 1317 2
Padre Maurício Cassemiro diz que essa espiritualidade é importante para todo o Clero. “A confissão e exame de consciência marca o que nós tanto pedimos para os fiéis e esse momento é oportuno para isso, justamente no início da Quaresma. Nós como Presbíteros precisamos avaliar a nossa caminhada, não é porque somos Padres que não tenhamos pecados, precisamos nos reconciliar com Deus”, finaliza o Sacerdote.
O Diácono Augusto Gaioski, define como especial essa primeira espiritualidade do ano. “Dom José fez uma reflexão baseada do livro de Vicente Pallotti, que trata justamente da nossa consciência, sobre o que nós vivemos como cristãos. Para preparar uma confissão e uma reconciliação com Deus é preciso fazer uma análise da nossa vida. Eu reconheci que como cristão e como Diácono, tenho muito o que fazer para buscar a santidade”, conclui Augusto.

Imagens: Katya Suzuki
Assessora de Comunicação Diocesana e PASCOM