Missa celebrada na Matriz São Francisco de Assis comemorou o Dia Mundial da Comunicações Sociais

Na semana do Dia Mundial da Comunicações Sociais aconteceu a coletiva de Imprensa na casa Episcopal e se encerrou com a missa no domingo.

IMG 1289 1

Missa realizada no último domingo (02) comemorou o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Quem presidiu a celebração foi o Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Assessor da Pastoral da Comunicação e Diretor da Rádio Inconfidência e os músicos responsáveis pela animação da eucaristia foi o Grupo Rainha da Paz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Durante a celebração o Padre ressaltou a mensagem deixada pelo Papa Francisco, “Somos membros uns dos outros” (Ef 4,25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana. Nessa mensagem o Papa nos recorda que o ambiente digital deve ser um espaço de encontro, de comunhão e de diálogo verdadeiro com o outro.
Para o Padre essa mensagem é importantíssima, pois é uma orientação para as pessoas e os comunicadores “para que tenhamos cuidado com a nossa comunicação em geral, para que possamos comunicar coisas boas, importantes e para isso precisamos estar mais juntos, sair um pouco daquele individualismo das redes sociais e estarmos presentes na vida do outro”.
O religioso conclui dizendo que “onde tem pessoas a igreja tem sua palavra a dar, uma missão a executar, então sente que esses novos meios é uma oportunidade de evangelizar”.
Ao final da missa os comunicadores foram chamados a subir no presbitério para se apresentar a comunidade e ouvir a música Aleluia tocada no violino pela Rafaela Longo de Campos.

Na sexta-feira (31/05) aconteceu a Coletiva de Imprensa para os meios de comunicação local, na ocasião o Bispo Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv. fez seu pronunciamento e destacou a carta do Papa. Afirmou que as pessoas podem usar os meios de comunicação para um pedido de perdão que muitas vezes face a face é difícil, e por mensagem pode amenizar a dureza de um momento como esse. As redes também é uma forma de manter as famílias unidas, a troca de informações de pais e filhos para diminuir a saudade e manter certos laços.

O Bispo deixou uma mensagem para toda comunidade sobre o Dia Mundial das Comunicações Sociais, confira abaixo:

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista diocesana
Fotos: Rejane Rocha
Assessora de comunicação e PASCOM diocesana