Missa em intenção à Canonização do Padre José Carlos Parra Pires

32 anos da páscoa definitiva do Servo de Deus.

Servo de Deus Padre José Carlos Parra Pires

No dia 20 de abril de 1990, com apenas 32 anos de idade, o Padre José Carlos Parra Pires perdeu a vida em um triste acidente de trânsito, ocorrido na rodovia PR-681, que interliga a cidade de Alto Piquiri-PR, ao distrito de Paulistânia-PR, hoje, identificada como Rodovia Padre José Carlos Parra Pires. No mesmo dia de sua morte, as inúmeras pessoas que antes recorriam aos seus conselhos e orações já pediam a sua intercessão. Em vida, suas orações eram sempre atendidas, em intercessão por seus amigos, conhecidos e até por quem não o conhecia.

O local do acidente se tornou sede de peregrinações diversas, sendo ali construída, por féis voluntários da comunidade, uma capelinha próxima à rodovia e que, espontaneamente, tornou-se local de visitação e oração. Desde sua morte, inúmeras graças são testemunhadas por por meio de sua intercessão, inclusive por pessoas de outras dioceses.

No dia 9 de fevereiro de 2021, aconteceu a abertura do Inquérito Diocesano de sua Canonização, com a presença do Doutor Paolo Vilota, Postulador do Vaticano; do Padre José Fernandes Lucena, Delegado da Causa de Canonização do Padre José Carlos Parra Pires; do Diácono Antônio Matos, Presidente da Associação Padre José Carlos Parra Pires; e de Valdecir Aparecido Morotti, Secretário da Associação Padre José Carlos Parra Pires.

Na ocasião da abertura do inquérito, o Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, disse que, “não fomos nós do Clero que pedimos para começar o Processo de Canonização do Padre, mas, sim, os fiéis do Padre José Carlos, que acompanharam seu trabalho e vinham até mim dizendo que ele é um Santo. Esse pedido vem do povo, que experimentou sua intercessão”, destaca o Bispo.

Todos os anos, em intenção à Canonização do Padre José Carlos Parra Pires, inicia-se a novena do Terço Mariano, que acontece nos dias próximos à data da sua morte e se encerra no dia 20 do mês de abril do mesmo ano. Ainda, em conformidade à mesma intenção, todo dia 20 de cada mês, a comunidade se reúne para celebrar a Santa Missa em paróquias e capelas da Diocese.

Hoje (20), às 18h, acontecerá uma peregrinação da Capela do Padre José Carlos, em Alto Piquiri-PR, até a Paróquia São José, da mesma cidade, em que o Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, irá presidir a celebração às 19h30min.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM