Mística libertadora e ceia judaica encerram Escola Bíblica de Umuarama

Momentos de muita mística e espiritualidade marcaram o encerramento da Escola Bíblica que o CEBI de Umuarama, Paraná, vem realizando todos os anos. A conclusão deste ciclo foi celebrada com uma belíssima Ceia Judaica, levando os/as participantes a experimentarem a Pessach no primeiro domingo de outubro, 01/10, na Paróquia São Paulo Apóstolo em Umuarama.

Ao total foram oito etapas de formação da Escola Bíblica. A participação teve a média de 65 pessoas por encontro. A equipe do CEBI de Umuarama tem se empenhado para conseguir levar para as pessoas das comunidades, a oportunidade de fazerem uma caminhada junto ao povo de Israel, berço das Sagradas Escrituras.

Através da mística, realizamos um estudo dinâmico, com uma espiritualidade profunda, capaz de compreender a dores, sonhos e lutas de um povo que realizou a experiência de um Deus libertador. A Leitura Popular da Bíblia pela qual o CEBI realiza seu processo de formação é como a Sarça ardente que nos faz tirar as sandálias, nos aproximar e conhecer o Deus libertador. As Etapas das Escola foram assessoradas por Wania Scarpetto e Pe. Marcio Luiz Priori, com o apoio de Pe. Dirceu da Paróquia São Paulo Apóstolo, de Umuarama.

Pessach

Pessach é uma celebração da Páscoa que os judeus realizam para memória da Libertação do seu povo do Egito, e revivida por Jesus e as comunidades cristãs. A festa de Pêssach é celebrada durante oito dias no início da primavera em Israel, do dia 15 ao dia 22 do mês hebraico de Nissan. A data comemora a libertação dos judeus da escravidão no Egito.

Elimina-se todos os alimentos fermentados dos lares e estabelecimentos, e somente ingere-se matsá, pão ázimo. Nas duas primeiras noites de Pêssach a família é reunida para a realização do Seder quando a história do Êxodo é relatada na Hagadá.

cleardot
Fonte e fotos: Wania Scarpetto