Padres da Diocese participam de retiro anual

Depois de dois anos sem o encontro devido à pandemia, os sacerdotes estão reunidos para dias de oração, meditação e aprendizado.IMG 0318Entre os dias 23 e 26 de maio, os sacerdotes da Diocese de Umuarama participaram do retiro anual dos presbíteros, realizado no centro Diocesano de Formação (CDF), em que o Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana, foi o assessor durante os dias do encontro.

O retiro anual dos Presbíteros acontece uma vez por ano e esse é o primeiro depois de dois anos, devido à pandemia da Covid-19. Durante os quatro dias do evento, houve momentos de oração, meditação e aprendizado.

Para Dom Geraldo, “o encontro é para aprofundar no sentido da vida e do ministério dos presbíteros à luz do magistério da Igreja, bem como, o que diz o Concílio Vaticano II, o que diz o Papa Francisco e os outros Papas, que conduziram a Igreja a partir do Concílio Vaticano II” e continua, “o presbítero é constituído na missão de ensinar, santificar e pastorear o povo de Deus, como profeta que fala em nome de Deus, que transmite a mensagem de Cristo” conclui Dom Geraldo.
IMG 0234

Na Missa de encerramento do Retiro, o Bispo Diocesano, Dom João Mamede Filho, referindo-se a Dom Geraldo, proferiu as seguintes palavras: “Dom Geraldo, o senhor fez uma cirurgia nos nossos corações, uma terapia que está a disposição para gente, que é o Magistério da Igreja, no Ministério Presbiteral, curou nosso coração”, concluiu o Bispo.

Fonte: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM