Com Igreja vazia, Padres de Alto Piquiri colocam fotos de fiéis nos bancos para celebrar Missa

WhatsApp Image 2020 03 19 at 23.21.00 3

No dia de São José (19), Padroeiro da Cidade de Alto Piquiri, uma missa foi celebrada pelas redes sociais da Paróquia São José. Quem presidiu a Santa Missa foi o Padre Mário Augusto Sartori, sendo concelebrada pelo Padre Antônio Murilo Macedo da Luz. Devido à pandemia do COVID-19, não foi permitida a presença da comunidade.
Inspirados no exemplo do Padre Italiano, Giuseppe, que lotou com fotos dos fiéis os bancos da Igreja, os Padres de Alto Piquiri fizeram o mesmo. O pároco Mário explica que, “o Padre da Itália ter feito isso, me sensibilizou, resolvemos que tanto a matriz como as capelas irão fazer isso, colocar fotos das pessoas que vêm todos os domingos à Missa. E nesse dia de São José, eu pensei, como celebrar com a Igreja vazia? Então, transmitimos a celebração com todas as honrarias, como merece a solenidade de São José, e pedimos para que as pessoas, em suas casas, preparassem um altar e se arrumassem como se fossem, de fato, à Igreja”, contou o sacerdote.

WhatsApp Image 2020 03 19 at 23.20.59 2
“Tudo isso é uma provocação de Deus, isso também é um evangelho, a quaresma deste ano, estarmos evangelizando dessa forma, nessa situação, optamos por enfrentar isso com fé. Por ser dia do nosso Padroeiro, feriado e porque Deus é maior e Senhor de todas as coisas, fizemos um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Eu andei pela Igreja, pelos bancos, corredores, dei a bênção para quem nos acompanha de casa e seguimos numa carreata por três horas pelas ruas da cidade”, explica o presbítero.

WhatsApp Image 2020 03 19 at 23.20.18 1
Mário Augusto conta que o Santíssimo estava em uma camionete e a imagem de São José em outra. “Passamos por quase todas as ruas, cantando, rezando e clamando a Deus por misericórdia, pelo livramento dessa situação toda. As pessoas acompanharam dos seus portões, calçadas e janelas. Por onde passávamos as pessoas se ajoelhavam, todos nós ficamos muito emocionados, é algo diferente, que nos quebranta e faz reavivar nosso amor por Jesus na Eucaristia, tem sido um momento de fé e é assim que vamos viver essa quaresma”, conclui o Padre.

Publicação: Katya Suzuki
Assessora de Comunicação Diocesana e PASCOM