Papa celebra matrimônio a bordo de avião durante voo no Chile

Papa celebra casamento durante voo no Chile

No voo que o levou de Santiago para Iquique, na última etapa de sua viagem ao Chile, o Papa Francisco celebrou o matrimônio de dois tripulantes da aeronave.

Paula Podest e Carlos Ciuffardi se aproximaram do Santo Padre para pedir sua bênção e, no diálogo, contaram-lhe que estavam casados apenas no civil. Eles não conseguiram celebrar o seu matrimônio religioso porque a sua igreja foi destruída no terremoto que atingiu o Chile em 2010. O casamento deveria ser celebrado em Santiago.

Ao ouvir esta história, o Pontífice propôs celebrar o seu matrimônio lá, no avião. O dono da companhia aérea, Ignacio Cueto, foi testemunha do matrimônio.

“É tudo válido, tudo lícito! Foi feito pelo Papa. E há um ato escrito. (…) Foi uma surpresa também para o Papa. Eles pensavam em fazê-lo, tinham esta ideia de se casar no civil, eles têm dois filhos, queriam estar no mesmo avião, tinham a ideia de pedir ao Papa…tinham ideia de casar-se em uma igreja, mas não puderam fazê-lo. Então decidiram fazer hoje no avião”.

Assim o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke, explicou aos jornalistas presentes no voo Santiago-Iquique sobre o casamento celebrado momentos antes.

Ao cumprimentar Francisco durante o voo, os dois contaram a história e o pontífice se ofereceu para casá-los. “Tem certeza?”, perguntou o casal, e Francisco lhes respondeu: “Têm certeza os senhores?”, segundo relatou aos jornalistas Ciuffardi. O pontífice, segundo o relato, disse que esta cerimônia histórica, pois nunca tinha ocorrido algo parecido antes.

O papa pediu que procurassem uma testemunha, e o escolhido foi o presidente da companhia Latam, Ignacio Cueto, que estava no avião. Como em qualquer casamento, Francisco abençoou as alianças e depois pediu a um dos cardeais que o acompanham para preparar a ata do matrimônio para que pudesse ser um evento legal.

“Celebrante: Francisco”, lê-se na ata do histórico casamento.

Certidão de casamento com as assinaturas dos noivos, testemunha e do Papa Francisco que assistiu ao casamento

Certidão de casamento com as assinaturas dos noivos, testemunha e do Papa Francisco, que assistiu ao casamento.

Publicação/arte: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana
Fonte: Vaticano e ACI Digital
Fotos: Reuters e L’Osservatore Romano