Paróquia São Francisco de Assis inicia amanhã as festividades ao padroeiro

Tema: O Carisma Missionário de São Francisco de Assis

Lema: Porei em vossos lábios palavras cheias de sabedoria (Lucas 21,15)

banner geral

Preparação para Novena

Neste ano a Paróquia São Francisco de Assis iniciou a preparação da novena de São Francisco de Assis no dia 21 de abril, com o início da visita da imagem de São Francisco de Assis aos 24 setores da paróquia. Cada setor preparou espiritualmente “sua” semana com São Francisco de Assis, na qual foram realizadas Missas, celebrações da Saúde, louvores franciscanos, teatros, terços, palestras, filmes entre outras atividades, sempre vivenciando o carisma franciscano, a radicalidade do evangelho que nos leva a Cristo.

A peregrinação da imagem se encerrará no dia 22 de setembro, na missa das 19h30, totalizando 154 dias em caminhada e oração.

A intenção desta ação é que São Francisco de Assis leve paz, conscientize sobre o cuidado com a casa comum (a natureza), com a preservação do meio ambiente e com o cuidado que todos devemos ter em relação ao próximo, levando assim maior entusiasmo à vida eclesial dos cristãos leigos e leigas, incentivando-os a se engajarem nos grupos já existentes em nossa paróquia ou criarem novos grupos, comprometendo-se com a evangelização de mais famílias na busca da transformação da sociedade.

Os preparativos religiosos para a novena iniciaram-se em abril, com a visita da imagem de São Francisco aos setores e os preparativos para a festa iniciaram-se em julho. Cada ano que passa, esta comemoração se torna mais participativa e emocionante, devido à interação dos grupos, setores, pastorais, movimentos e comunidade em geral, tanto da paróquia quanto da cidade e região.

Para que um evento deste porte aconteça, precisamos da colaboração de toda a comunidade; assim, agradecemos todo o apoio e ajuda voluntária de nossos paroquianos e das empresas que contribuem conosco.

Quermesse

Como já é costume em nossa paróquia, a rua Cambé – próximo à Av Maringá – transformar-se-á em uma grande área de lazer, onde nossos paroquianos e visitantes poderão se confraternizar. Este ano teremos 8 dias de quermesse, com início no dia 25 de setembro estendendo-se até o dia 2 de outubro, sempre no período noturno, até às 23h.

As pessoas que se fizerem presentes poderão participar todos os dias do show de prêmios e, este ano em especial, com muitas novidades. O cardápio da quermesse contará com pizza, cachorro quente, espetinho, sorvete e muito mais. De acordo com os organizadores do evento, tudo está sendo preparado com muito carinho, dedicação, simplicidade e alegria.

 

Novena

O grande ápice da festa é a novena em honra a São Francisco de Assis, a qual terá início no dia 25 de setembro e se estenderá até o dia 03 de outubro, tendo como Tema: O Carisma Missionário de São Francisco de Assis e como Lema: Porei em vossos lábios palavras cheias de sabedoria (Lucas 21,15). Em todos os dias da novena haverá missa e um tema próprio proposto para a reflexão:

1°dia – 25/09 (Quarta-feira): A missão de São Francisco de Assis;

Pregador: Frei Justino Felix Stolf, OFMCap

2° dia- 26/09 (Quinta-feira): Francisco e o encontro com o leproso;

Pregador: Frei Clemente Vendramim, OFMCap

3° dia- 27/09 (Sexta-feira): Francisco, pregador da penitência;

Pregador: Monsenhor José Dantas

4°dia- 28/09(Sábado): Francisco e a missão em fraternidade;

Pregador: Padre Leandro Carlos Broleza – Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Umuarama – PR.

5° dia- 29/09 (Domingo): Francisco e a Eucaristia;

Pregador: Frei Cláudio Sérgio de Abreu, OFMCap

6° dia- 30/09(Segunda-feira): Francisco e o diálogo com o Sultão;

Pregador: Padre Cleverson Alves – Pároco da Paróquia N. Sra. Aparecida – Francisco Alves – PR

7° dia- 01/10 (Terça-feira): Francisco e o louvor à criação;

Pregador: Frei Luiz Fernando Alflen, OFMCap – Pároco da Paróquia N. Sra. de Fátima – Cruzeiro do Oeste – PR

 8° dia- 02/10(Quarta-feira): Francisco e a opção pelos pobres;

Pregador: Frei Luiz Fernando Alflen, OFMCap – Pároco da Paróquia N. Sra. de Fátima – Cruzeiro do Oeste – PR

9° dia- 03/10 (Quinta-feira): Francisco, exemplo de uma igreja em saída.

Pregador: Frei Luiz Fernando Alflen, OFMCap – Pároco da Paróquia N. Sra. de Fátima – Cruzeiro do Oeste – PR

 

O horário da novena será 20h durante a semana (segunda-feira a sexta-feira) e 19h30 nos finais de semana (sábado e domingo). Todos os dias terão transmissões ao vivo pela fanpage – facebook – da paróquia @matrizsaofrancisco, iniciando-se sempre 15 minutos antes da novena.

Missa do Padroeiro

No dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade de Umuarama e da paróquia, a Santa Missa Solene está marcada para as 9h30, na Igreja Matriz São Francisco de Assis.

 

Almoço e Show de Prêmios

O tradicional almoço acontecerá no dia 4 de outubro, a partir das 11h30, nos salões Santa Clara, Frei Estevão e na Rua Cambé. Os convites estão à venda, no escritório paroquial e também com os coordenadores de cada grupo. Vale salientar que os convites são limitados.    O ingresso no valor de R$ 35,00 por pessoa dá direito a um prato, talheres e a concorrer a 01 (uma) TV de 40”, 01 (uma) TV de 32” e 01 (um) Notebook que serão sorteados no dia do evento, às 14h, no salão Santa Clara.

Cardápio: Costela desossada, frango, arroz branco, arroz temperado, mandioca, farofa, salada verde, salada de repolho. Lembrando que o almoço será servido somente no local, das 11h30 às 14h. Após o almoço haverá

um Show de Prêmios no salão Santa Clara, as cartelas poderão ser adquiridas na hora.

Bênção dos Animais

A cada ano que passa a bênção dos animais atrai mais pessoas com seus animais de estimação, e, como de costume, no dia 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos Animais, acontecerá em frente à igreja Matriz, a partir das 17h, a bênção dos animais.  Como divulgação da bênção dos animais, a PASCOM – Pastoral da Comunicação lança todos os anos uma campanha pela rede social, onde é enviada, por e-mail, a foto do animal de estimação e a equipe prepara e agenda a publicação nas redes sociais da paroquia. (Facebook: @matrizsaofrancisco, Instagram: @matrizsaofranciscoumuarama, Twiter: @matrizsaofranci)

SERVIÇO

 

Novena e Festa de São Francisco de Assis

Data: 25 de setembro a 4 de outubro de 2019

Hora: 20h dia de semana e 19h30 finais de semana
Local: Paróquia São Francisco de Assis – Umuarama-PR

Contato:

Frei Cláudio Sérgio de Abreu, OFMCap – 44 3622-6595
João Paulo Topan Junqueira – 44 9.9767-6252

www.matrizsaofrancisco.com.br

 

Fonte e Arte: João Paulo Topan Junqueira
Secretário paroquial
Publicação: Rejane Rocha
Assessora de comunicação e PASCOM diocesana