Paróquias da Diocese celebraram Corpus Christi sem a presença dos fiéis nas Igrejas

Padres celebram Corpus Christi pela internet e saem em carreata pelas ruas da Cidade

Paróquias de toda a Diocese de Umuarama realizaram a Solenidade de Corpus Christi na quinta-feira (11), pelas suas redes sociais. Sem a presença dos fiéis nas Igrejas por causa da Pandemia do Coronavírus e o tradicional tapete a maioria dos Padres seguiram em carreata, levando o Santíssimo Sacramento e abençoando quem acompanhava de suas calçadas.
Foi um momento de fé e devoção, que emocionou quem acompanhava de casa e quem presenciava a passagem. Em algumas paróquias esse momento também foi acompanhado de doações para serem entregues a quem necessita.
Francislaine Sales, membro da Pascom e que acompanhou toda a celebração em São Tomé, relata seu sentimento ao presenciar a celebração e depois na passagem do Santíssimo pelas ruas da Cidade. “Foi uma experiência única, um momento gratificante e muito emocionante, vimos em cada pessoa a fé estampada em seus rostos”, conclui Francislaine.

Em uma fala do Papa Bento XVI, publicada pelo site VaticanNews, ele explica essa data celebrada pela Igreja Católica. “Queridos irmãos e irmãs! A festa do Corpus Christi é inseparável da Quinta-Feira Santa, da Missa ‘in Caena Domini’, na qual se celebra solenemente a instituição da Eucaristia. Enquanto na tarde de Quinta-Feira Santa se revive o mistério de Cristo que se oferece a nós no pão partido e no vinho derramado, hoje, na celebração do Corpus Christi, este mesmo mistério é proposto à adoração e à meditação do Povo de Deus, e o Santíssimo Sacramento é levado em procissão pelas estradas das cidades e das aldeias, para manifestar que Cristo ressuscitado caminha no meio de nós e nos guia para o Reino do céu. O que Jesus nos doou na intimidade do Cenáculo, hoje manifestamo-lo abertamente, porque o amor de Cristo não está destinado a alguns, mas a todos.”

Image 14

Paróquia São Lucas e São Cristóvão

A Santa Missa de Corpus Christi Presidida pelo Padre Maurício Cassemiro com transmissão pelas redes sociais da Paróquia São Lucas e São Cristóvão foi marcada por momentos de Adoração e a Presença do Santíssimo Sacramento nos Bairros que compõem a Paróquia. Como sinal de que ali reside um cristão, as pessoas montaram altares em suas casas e contribuíram para arrecadação de Produtos de Higiene para Doações.

Fonte e Fotos: Cris Venthura
Pascom Paróquia São Lucas e São Cristóvão

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapejara

Na Celebração de Corpus Christi Presidida pelo Padre Luiz Carlos Pintenho da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapejara, houve atitudes de emoção, fé,  amor, devoção e carinho à Jesus. Durante o trajeto do Santíssimo pela Cidade, fiéis fizeram decoração de Tapetes na Rua Curitiba e em vários lugares montaram seu Altar Doméstico em frente de suas casas. Foram arrecadados produtos  de higiene para Santa Casa de Cianorte.

Fonte: Cris Ventura
Fotos: João Vitor Cordeiro
Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tapejara

Paróquia São Tomé de São Tomé

Na paróquia São Tomé os fies acompanham a Solenidade de Corpus Christi através das redes sociais e após a Celebração o Santíssimo Sacramento passou por todos os conjuntos da cidade.
Atendendo ao decreto do município para evitar aglomerações e preservar a vida, a passagem contou apenas com pároco Padre Edson Zamian Paisca, acompanhado de um ministro e um membro da PASCOM, sem presença dos fiéis na carreata, muitos deles se posicionaram na calçada para acompanhar a passagem do Santíssimo Sacramento.

Fotos: Francislaine Sales
Pascom São Tomé

Paróquia São Vicente Pallotti

A Paróquia São Vicente Pallotti de Umuarama, realizou a procissão de Corpus Christi no dia 11.06.2020. O Santíssimo saiu da Igreja Matriz logo após a Celebração e percorreu o território paroquial, junto ao Santíssimo, seguiram os ministros extraordinários da Eucaristia distribuindo a Comunhão Eucarística aos paroquianos. Também foi arrecadado alimentos para os necessitado, momentos de grandes alegria de todos.

Fotos: Sandra Salviano e Maria Aparecida Cordeiro
Pascom Pallotti

Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Umuarama

Procissão corpus christi Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Umuarama do dia 11/06/2020 presidida por Pe. Marciano Monteiro.

Fotos: Odemir Cesar Rodrigues Bardela
Pascom Paróquia Nossa Senhora Aparecida

Segue os vídeos da solenidade de Corpus Christi produzidos pela equipe da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de Rondon e Cidade Gaúcha:

Paróquia São Pedro – Rondon

Vídeo: Gabriel Valim e José Fagner Sampaio