PASCOM

Comunicação:

A comunicação em seu sentido global, como processos e meios, reveste-se de importância para a relação entre a Igreja e a sociedade, marcada por desafios e possibilidades no diálogo entre fé e cultura.

Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, DOC 99 da CNBB

O que é PASCOM?

A Pastoral da Comunicação é uma pastoral que está a serviço de todas as pastorais e movimentos, com a função de auxiliar e melhorar a comunicação com toda a sociedade e clero utilizando todos os meios de comunicação disponíveis.

É a pastoral do ser / estar em comunhão / comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação e da inter-relação humana.

Qual é o objetivo da PASCOM ?

É fazer com que todas as Pastorais, Movimentos e Clero, melhorem a sua relação intrapessoal e interajam com todos os meios de comunicação (diocesanos e seculares) que estão a disposição.

Ela deve facilitar, com uso de recursos e instrumentos,  acessibilidade de informação, tanto no interior quanto no exterior da comunidade.

Como está organizada a PASCOM diocesana?

A PASCOM  da Diocese de Umuarama está assim estruturada:

Coordenador da PASCOM: Diác. Gilberto Costa dos Santos

Coordenador do DECOM: Pe. Carlos Alberto Figueiredo

Assessor de Comunicação e Imprensa: Diego Fernando Jacob

Fotógrafo e Comunicação: Juliano Alves

Professora e Correção: Amanda Doenea

Departamento de Comunicação – DECOM

O DECOM é responsável em comunicar todas as informações relevantes e pertinentes a sociedade. É um setor que “presta contas” de como estão sendo realizadas as atividades diocesanas e paroquiais.

Como a PASCOM e DECOM pode contribuir?

A PASCOM deve facilitar, com uso de recursos e instrumentos,  acessibilidade de informação, tanto no interior quanto no exterior da comunidade

O DECOM possui profissionais da área de comunicação e instrumentos de facilitação sendo eles:

Assessor de Imprensa:

Preparar e conduzir entrevistas do representante da Igreja, supervisionar a produção de conteúdos destinados aos sites, rádios e redes sociais digitais. É responsável também por: criação, produção e alimentação de site, blogs, mídias digitais, jornais, revistas e boletins impressos.

Auxiliar de Comunicação:

Auxilia na alimentação de todos os veículos administrados pelo DECOM e contribui na organização do mesmo.

Jornalista:

Responsável em auxiliar na elaboração de matérias (impressas e digitais) e a produção de um programa na Rádio Inconfidência (rádio diocesana) com assuntos sobre a Igreja no mundo, Brasil e Diocese.

Como podemos contribuir?

Podemos auxiliar e realizar campanhas para difundir a comunicação entre a Pastoral ou Movimento a quem se quer atingir, utilizando mídias específicas e elaboração de materiais para melhorar a comunicação.

Quando utilizar o DECOM ?

A sua pastoral ou movimento poderá convidar o DECOM para ajudar e auxilia-los na produção de materiais para meses temáticos ou campanhas específicas.

Quais veículos temos hoje a nossa disposição?

Site:

www.diocesedeumuarama.org.br