Portal do Rosário evangeliza sendo atração turística em Elisa

Às margens da Rodovia PR-182, perto do distrito de Elisa, foi construído o Portal do Rosário, onde as pessoas podem parar, tirar fotos e fazer orações. Ele fica na Estrada Edna, Comunidade Santa Luzia, pertencente à Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, de Xambrê. A Pastoral da Comunicação conversou com o idealizador do projeto, o Sr. Luiz Carlos Botari.

Qual é o nome do projeto?

O projeto se chama Portal do Rosário. Tem esse nome porque construímos um grande rosário para que as pessoas olhassem e pudessem rezar, ou ao menos lembrar da Mãe de Deus. Ele tem a forma de um coração, simbolizando o amor de Nossa Senhora por todos nós.

Como tudo começou?

Nossa intenção era que esse Portal fosse suspenso perto da rodovia, mas na estrada, porque se fosse colocado no chão, não apareceria. Como  fora colocado no alto de uma estrutura, dessa forma o rosário ficou visível.
As medidas das peças do rosário foram calculadas milimetricamente para dar a altura e a largura exatas no Portal, para ser visto por quem passasse pela rodovia.

Onde está construído o Portal do Rosário?

O Portal está na Estrada Edna, na Rodovia PR-182, na entrada da Comunidade Santa Luzia, da Capela de Elisa, Paróquia de Xambrê, Diocese de Umuarama. Ali tem a gruta Mãe e Rainha, que há bastante tempo é local de oração do rosário. O Portal foi construído a 150 metros da Capela Santa Luzia, descendo 800 metros da estrada onde está a gruta.

Quem teve a ideia dessa construção?

Este projeto foi liderado por mim, que sou o coordenador da Comunidade Santa Luzia, e por Isael Rodrigues de Lima, colaborador do projeto; Luiz Azedo, doou a madeira de peroba que tinha em seu barracão, em Pérola; o engenheiro Marcos Azedo, fez a parte dos documentos e a planta do Portal; e o senhor Dias, dos artefatos, construiu a base onde foi colocado o portal. Foi tudo bem elaborado e, com isso, conseguimos realizar o projeto com as bênçãos de Maria Santíssima e com o apoio do Pe. Luiz Weber, então pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Xambrê.

De que material é feito o Portal?

O Portal é feito de uma espécie de árvore nativa da região, conhecida como peroba-rosa. Essa madeira foi usada em quase 90% das casas construídas no Paraná. Isso porque é muito resistente à chuva e aos carunchos. Assim, ela se torna ideal para móveis. Isso foi determinante para a escolha do tipo de madeira que usamos, ou seja, a peroba-rosa.
Cortamos os quadrados e levamos no torno para serem arredondados. Esse trabalho foi feito pelo marceneiro Biolo, de Pérola. Assim, com as peças produzidas, fizemos a montagem do Rosário para tirar as medidas de altura e largura, para que na hora da colocação no portal, não houvesse diferença, pois poderíamos perder todo o serviço, tendo que começar novamente. Mas tudo foi tão bem-feito que encaixou perfeitamente.

Depois de feito ainda acrescentou algo ?

Depois de colocado o Rosário no portal, vi que precisava ter imagens dos santos em sua lateral . Um casal de Casa Branca, Paróquia de Xambrê, Adriano Jonk e Cris, sua esposa, doaram as imagens. Em seguida, colocamos as imagens de Nossa Senhora do Carmo, São José, Santa Luzia e São Judas Tadeu. Daí ficou completo.

E como foram distribuídas as peças do Rosário?

Colocamos as peças em barras de inox, fazendo o contorno de um coração. Foi muito bem projetado e, assim, as peças formaram o Rosário. No Rosário foram usadas 50 peças grandes, 50 peças menores, 6 peças maiores do Pai-Nosso e 3 peças das Ave-Marias acima da cruz. Além dessas, ainda há a cruz medindo 1,70m de braço, mais um coração de madeira. No centro do Rosário está esculpida a imagem de Nossa Senhora Aparecida e, do outro lado, Santa Luzia.

O que aconteceu de extraordinário durante a construção do projeto?

Eu vi vários sinais que apareciam ao longo da execução do projeto. Para conseguir finalizá-lo, tive sonhos com Nossa Senhora aparecendo de forma brilhante e com cores azuis. Em um desses sonhos, era mais ou menos 3 horas da madrugada, vi uma imagem de Nossa Senhora muito grande, na lua, de cor azul brilhante, muito linda . Isso somente me fortalecia ainda mais no projeto, eu sentia que ela estava guiando-me, assim fomos adiante. Por coincidência, subimos o Rosário no pré-moldado no dia de Nossa Senhora do Rosário, e eu não imaginava que seria esse o dia, 7 de outubro. A inauguração do Portal foi no dia 12 de outubro de 2019, dia de Nossa Senhora Aparecida, com a bênção do Diácono Claudionir, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Xambrê.

Você acredita que está evangelizando com o Portal?

Hoje, muita gente que passa ali na rodovia para e tira fotos, e até já percebi pessoas rezando em frente ao Portal. Atualmente, é considerado um ponto turístico de Elisa. Acredito que, com isso, todos evangelizam, tirando fotos e rezando. Com certeza, Nossa Senhora está abençoando a todos.

Agradecimentos: Leandro Bimbato,  Ednilson Scalco, Marcel Michelleto, Tiao Medeiros, Sergio Souza, Waldemar (Fofão), Elson Dodo, Genivaldo Marko Lino, Darlan Scalco, Lorival Rait, e muitos outros.

Fonte: Pe. Carlos Alberto de Figueiredo
Pároco na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e