Reginaldo Urbano representa a Diocese de Umuarama em leilão da ANP

Presentes na 15a Rodada de Licitações de blocos para exploração de petróleo e gás, representantes da Coalizão Não Fracking Brasil registram posição contrária ao uso de combustíveis fósseis e, em especial, à técnica do fracking

A Agência Nacional do Petróleo e Gás (ANP) realiza nesta quinta-feira (29) a 15ª Rodada de Licitações de blocos para exploração de petróleo e gás. Finalmente com espaço garantido, representantes da Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida (COESUS) e da 350.org Brasil estarão novamente presentes, para mostrar aos investidores e ao governo que o modelo energético baseado na total dependência de combustíveis fósseis, que pode levar o planeta à falência múltipla em muito pouco tempo, não é a escolha da sociedade brasileira.

“A população já disse ‘não’ ao fracking. Desde 2012 estamos presentes em todos os leilões da ANP combatendo arduamente a exploração não convencional de gás e petróleo através dessa técnica, que nós apelidamos no Brasil de ‘gás da morte’. O investidor que se aventurar a concretizar essa empreitada vai encontrar pela frente uma forte resistência nos tribunais, por parte do próprio Ministério Público Federal, que nos apoia, nos poderes legislativos locais e nos setores organizados da sociedade. O fracking, definitivamente, não é uma boa opção. Não é viável economicamente, vide o caso americano, onde quase 70% das empresas faliram, e tampouco é sustentável do ponto de vista socioambiental”, afirmou Juliano Bueno de Araujo, fundador e coordenador nacional da COESUS.

WhatsApp Image 2018 03 28 at 21.33.56

Participação da sociedade civil

Diferente do cerceamento de participação que vinha ocorrendo nas últimas rodadas, dessa vez membros da COESUS e da 350.org terão um espaço de fala durante a sessão pública de ofertas da ANP. Sete representantes de diversos estados e regiões do Brasil ameaçadas pelo fracking levarão às empresas investidoras e às autoridades governamentais a mensagem da população brasileira. A oratória será realizada na abertura da parte da tarde, e foi garantida pelo diretor-geral da ANP, Décio Oddone, durante reunião fechada com a coordenação nacional da coalizãono final de fevereiro.

Além de Juliano Bueno e Nicole Figueiredo, outros cinco membros da COESUS falarão em nome da sociedade civil. São eles: Kretã Kaingang, cacique do Paraná e membro da coordenação-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib); Jardel Miranda, coordenador da Campanha Não Fracking Brasil no Maranhão; Reginaldo Urbano Argentino, representante da Diocese de Umuarama e integrante do Grupo de Trabalho da Mineração da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB); Luís Adalberto Lunitti, agricultor e ex-prefeito de Toledo (PR), primeiro município a aprovar legislação contra o fracking no Brasil; e Suelita Rocker, coordenadora da Campanha Não Fracking em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Publicação: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação diocesana
Fonte: 350.org