Representantes da Diocese de Umuarama participam de Assembléia do COMIRE em Guarapuava

A Diocese de Guarapuava (PR) recebeu nos dias 7, 8 e 9 de setembro, a Assembleia do COMIRE (Conselho Missionário Regional). Participaram representantes das quatro províncias do Regional Sul 2 da CNBB (Paraná), com o objetivo de contribuir para a elaboração do Programa Missionário Nacional.

A Assembleia, que ocorreu na Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe (Casa de Líderes), contou com a assessoria padre do padre Maurício da Silva Jardim, diretor das Pontifícias Obras Missionárias e com a presença de Dom Sergio Arthur Braschi, Bispo Referencial da Dimensão Missionária no Regional Sul 2. Marcaram presença também Dom Antonio Vagner da Silva, Bispo de Guarapuava (PR), os padres Itamar Turco, da Ação Evangelizadora, e Carlos Egler da Dimensão Missionária, e Odaril José da Rosa, coordenador do COMIRE.

Representando a Diocese de Umuarama estiveram na Assembléia o Padre Ivanil Pereira da Silva, Assessor do COMIDI, Leodina Lobato da Costa e João Ribeiro da Costa, Coordenadores Diocesano da Obra da Infância e Adolescência Missionária.

A proposta metodológica do Programa Missionário Nacional conta com a indicação de alguns princípios, dentre eles o respeito às realidades: a construção do programa deseja potencializar a ação missionária no país, fortalecer as ações exitosas já existentes. Não almeja finalizar ou fragilizar projetos em andamento nos Regionais e/ou dioceses. Que seja participativo: o presente processo almeja a participação do maior número de pessoas envolvidas na atuação missionária nas dimensões local, regional e nacional. Na disponibilidade e abertura para a novidade, novos olhares e novos processos e disponibilidade para a mudança do que está estabelecido. Em diálogo: constante durante todo o processo de construção com os diferentes sujeitos envolvidos na temática missionária e, por fim, a na construção coletiva busca-se a construção do programa, que por meio de sua metodologia, deseja contribuir para uma efetiva construção coletiva para o Programa Missionário Nacional.

O assessor do encontro, Pe. Maurício Jardim, avaliou: “a assembleia do COMIRE com diferentes sujeitos da missão foi animadora e apontou três prioridades para o Programa Missionário Nacional: Formação, articulação e Missão Ad Gentes”.

FOTOS ASSEMBLEIA COMIRE 2018 1 Copy

FOTOS ASSEMBLEIA COMIRE 2018 5 Copy