Sacerdotes da Diocese de Umuarama, em retiro on-line, meditam sobre o ministério diante da pandemia

O encontro acontece dos dias 02 a 06 de agosto, pela plataforma de eventos Cia Ticket

regional leste 2 4

O retiro anual dos presbíteros foi promovido pelo Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) por meio da Comissão para a Comunicação e Cultura, com o apoio da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG). O assessor do encontro é o Cardeal José Tolentino de Mendonça, que apresenta como tema central “a vida e a espiritualidade do presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia”. A programação do retiro contará com meditações e reflexões propostas pelo Cardeal, missas diárias e orações em conjunto.

regional leste 2 5

De acordo com o Padre Marcos Antônio de Oliveira, coordenador do clero da Diocese de Umuarama, presbíteros de todo o Brasil estão participando do retiro, que propõe a experiência de crer e o desafio de renascer.

Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora (MG) e Bispo Referencial para Comunicação e Cultura, é o responsável pela idealização do evento; e o Padre Roberto Marcelino de Oliveira, secretário executivo, desempenha o papel de coordenador.

Para Dom Gil, é essencial que criemos pontes entre as pessoas nas diversas realidades. “Nós estamos precisando de uma palavra bem forte neste sentido para superarmos tantos problemas. Este será um momento importante do amor de Deus para os presbíteros e também para nós, (Arce)Bispos”, afirmou o Arcebispo.

regional leste 2 3

Fonte: Érica Bolonhezi