Santa Missa da Ascensão do Senhor e pelo 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

“Vem e verás” (João 1,46). Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são.

MG 7113 1Na noite deste domingo (16), foi realizada a Santa Missa da Ascensão do Senhor e em comemoração ao 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A celebração ocorreu na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, transmitida pelo Facebook da Paróquia e da Diocese, foi presidida pelo Monsenhor Antonio Luiz Catelan Ferreira.

O Padre Carlos Alberto de Figueiredo, Pároco da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Assessor da Pastoral da Comunicação (PASCOM), explica como a data é definida todos os anos: “No conselho Vaticano II, 1962 até 1965, foi aprovado um documento que pedia para que fosse definido um dia para que as Dioceses do Mundo pudessem celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Então, em 1964, o Papa Paulo VI criou uma Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais, que recebeu dos Bispos propostas de como poderia ser celebrado. E em 1966 foi criado o primeiro Dia Mundial das Comunicações Sociais, aprovado pelo Papa Paulo VI, atualmente canonizado.  A partir daí, todo ano, em janeiro, o Papa escreve a mensagem com o tema que quer meditar para a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, sempre celebrado na Ascensão do Senhor”, conclui o Sacerdote.

Este ano o tema proposto foi “Vem e verás” (João 1,46), “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”. Na mensagem, o Papa Francisco diz que é preciso “gastar a sola dos sapatos” e, em um dos trechos, diz que a crise editorial corre o risco de levar a uma informação construída nas redações. “Diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem «gastar a sola dos sapatos», sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações. Mas, se não nos abrimos ao encontro, permanecemos espectadores externos, apesar das inovações tecnológicas com a capacidade que têm de nos apresentar uma realidade engrandecida onde nos parece estar imersos”, destaca a mensagem papal.

Fonte: Érica Bolonhesi
Jornalista Diocesana e PASCOM