Santuário de Aparecida recebe título de Igreja-Catedral

Até então, catedral da arquidiocese era a Igreja de Santo Antônio, em Guaratinguetá; transferência foi autorizada pelo Papa

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida agora é catedral da arquidiocese de Aparecida (SP). A informação foi divulgada na última quinta-feira, 10, pela arquidiocese.

Até então, a catedral da arquidiocese era a Igreja de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP). Em nota, a arquidiocese informou que recebeu um documento no último dia 22 de outubro, em que o Papa Francisco autorizou a transferência.

O documento, um decreto da Congregação para os Bispos, será promulgado pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, durante a Missa que será celebrada neste sábado, 12, às 9h, no Santuário Nacional.

Com a transferência, fica extinto o título de Catedral do templo dedicado a Deus, em honra de Santo Antônio, na cidade de Guaratinguetá, passando, então, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ao grau e dignidade de Igreja-Catedral da mesma arquidiocese.

“A transferência da Catedral para Aparecida não retira a importância da igreja matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá, que é a primeira igreja da Arquidiocese”, ressalta a nota.

Catedral

A igreja catedral de uma diocese é a igreja oficial do bispo. Ela também é conhecida como a Igreja-mãe de todas as outras igrejas da diocese. É tendo como sede a catedral que o bispo exerce seu ministério episcopal.

Fonte: Canção Nova

Cátedra de Dom Damasceno com seu brasão episcopal presente no Altar Central do Santuário / Foto: Arquidiocese de Aparecida