Santuário de Aparecida recebe título de Igreja-Catedral

                                            Até então, catedral da arquidiocese era a Igreja de Santo Antônio, em Guaratinguetá; transferência foi autorizada pelo Papa

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida agora é catedral da arquidiocese de Aparecida (SP). A informação foi divulgada na última quinta-feira, 10, pela arquidiocese.

Até então, a catedral da arquidiocese era a Igreja de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP). Em nota, a arquidiocese informou que recebeu um documento no último dia 22 de outubro, em que o Papa Francisco autorizou a transferência.

O documento, um decreto da Congregação para os Bispos, será promulgado pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, durante a Missa que será celebrada neste sábado, 12, às 9h, no Santuário Nacional.

Com a transferência, fica extinto o título de Catedral do templo dedicado a Deus, em honra de Santo Antônio, na cidade de Guaratinguetá, passando, então, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ao grau e dignidade de Igreja-Catedral da mesma arquidiocese.

“A transferência da Catedral para Aparecida não retira a importância da igreja matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá, que é a primeira igreja da Arquidiocese”, ressalta a nota.

Catedral

A igreja catedral de uma diocese é a igreja oficial do bispo. Ela também é conhecida como a Igreja-mãe de todas as outras igrejas da diocese. É tendo como sede a catedral que o bispo exerce seu ministério episcopal.

Fonte: Canção Nova

Cátedra de Dom Damasceno com seu brasão episcopal presente no Altar Central do Santuário / Foto: Arquidiocese de Aparecida

Cátedra de Dom Damasceno com seu brasão episcopal presente no Altar Central do Santuário / Foto: Arquidiocese de Aparecida

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

NOTA DE CONDOLÊNCIAS

23 de julho de 2018

Encontro Diocesano PASCOM

17 de fevereiro de 2020

Deixe um comentário

ver todos os comentários

Seu endereço de email não será publicado. Também outros dados não serão compartilhados publicamente. *