Semana Teológica 2018 encerra com grande participação do público e tema definido para 2019

As quatro noites teve como assessor o doutor em comunicação, Moisés Sbardelotto, do Rio Grande do Sul.

A 17º Semana Teológica da Escola Diocesana de Teologia São João XXIII de Umuarama, encerrou suas palestras na noite de ontem. A Semana iniciou na última segunda-feira, 02, e se estendeu até a quinta-feira, 05, no Centro Cultural Vera Schubert em Umuarama. Durante os quatro encontros, o palestrante foi o doutor em comunicação, Moisés Sbardelotto.

Moisés Sbardelotto é Jornalista, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, com estágio doutoral (PDSE/Capes) na Università di Roma “La Sapienza”, na Itália. Autor de “E o Verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital” (Paulinas, 2017) e de “E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosa na internet” (Santuário, 2012). Colunista das revistas brasileiras Família Cristã e O Mensageiro de Santo Antônio, e da revista portuguesa iMissio.

Foi membro da Comissão Especial para o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e atualmente presta assessoria e consultoria a diversos organismos eclesiais no âmbito da comunicação. De 2008 a 2012, coordenou o escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial (Stiftung Weltethos), fundada por Hans Küng, com sede no Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Tem experiência na interface entre mídia e religião.

SEMANA TEOLÓGICA 2019

Na penúltima noite da Semana, foi entregue aos participantes um questionário para a escolha do tema para a Semana Teológica de 2019. No término da última noite, o Frei Justino Stolf, OFM Cap., fez o uso da palavra para agradecer todos os fiéis presentes, para louvar e bendizer a formação e as palavras do palestrante Sbardelotto, e também fez o anúncio do tema para o ano que vem. Com 11 votos teve a sugestão de temas diversos em 5º lugar, seguido pelo 4º lugar o tema: “Em ação – Por uma Igreja profética” com 26 votos. Em 3º lugar foi o tema: “Evangelização nas periferias existenciais e geográficas – Quem é o meu próximo?”com 41 votos. Em segundo lugar ficou o tema: “Sede Santos, Espiritualidade e evangelização” com 62 votos. Por fim, em 1º lugar e escolhido como tema para o ano que vem, foi eleito por 128 votos o tema: “Psicologia e fé – Aprendendo a acolher para aprender a servir”.

Confira todas as imagens registrada durante as 4 noites abaixo:

Fonte/Fotos: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana

Primeiro dia – 02/07/18

Segundo dia – 03/07/18