Sínodo 2018: Vaticano cria site para dialogar com os jovens

A Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos acaba de lançar um site para envolver mais os jovens na preparação da próxima assembleia deste organismo, marcada para outubro de 2018.

A nova página, disponível a partir de hoje, em http://youth.synod2018.va, apresenta um questionário, em várias línguas (italiano, inglês, francês, espanhol e português), sobre temas como religião, trabalho, família ou redes sociais, entre outros.

O Sínodo de 2018 tem como tema os jovens, a fé e o discernimento vocacional.

“Esta iniciativa vai permitir a promoção de uma participação mais ampla de todos os jovens do mundo, não só recebendo informação sobre o acontecimento sinodal mas também interagindo e participando no caminho de preparação”, explica uma nota divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

O Vaticano divulgou em janeiro o documento preparatório para o Sínodo dos Bispos de 2018, anunciando a realização deste inquérito online dirigido às novas gerações, sobre as suas expectativas e a sua vida.

Os chamados ‘lineamenta’ incluíam já um questionário próprio, com 30 perguntas sobre a relação entre jovens, Igreja e sociedade; o acompanhamento espiritual e vocacional dos mais novos, por parte dos responsáveis católicos; a pastoral juvenil vocacional; e um conjunto de questões específicas para os vários continentes.

A publicação do documento preparatório dá início a um processo de consulta que levará à redação do instrumento de trabalho para a assembleia sinodal.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido, em termos gerais, como uma assembleia consultiva de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa ajudar o Papa no governo da Igreja.

Até hoje houve 14 assembleias gerais ordinárias e três extraordinárias, as últimas das quais dedicadas à Família (2014 e 2015).

 

Fonte: Agencia Ecclesia

Notícias Relacionadas

1º HOSANA Umuarama

5 de dezembro de 2017