Sínodos dos Bispos sobre os jovens começa a ser preparado

Que o Sínodo de outubro de 2018 sobre o tem “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” não seja somente “sobre os jovens”, mas também “dos jovens” foi o desejo manifestado diversas vezes pelo Papa Francisco.

O mesmo convite foi relançado pelo Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, ao abrir na segunda-feira no Auditório da Cúria Generalícia dos Jesuítas, em Roma, o “Seminário Internacional sobre a situação Juvenil.

O encontro reúne especialistas e jovens dos cinco continentes e até sexta-feira vão falar, em especial, sobre como a escuta do jovem é uma questão crucial.

Na manhã desta terça-feira, Dom Philippe Bordeyene, da França, falou sobre “Os jovens de hoje em busca de identidade”. Também foi lida a palestra da Dra Chiara Amirante, da Itália, que não pode participar do encontro.

A RV foi até a Cúria Generalícia dos Jesuítas e conversou com o Padre Anísio José, Reitor do Santuário Santa Rita de Cássia, que falou sobre os trabalhos desta manhã:

Nos trabalhos desta manhã nós tivemos um professor que veio da Universidade Católica da França falando sobre a identidade do jovem e agora nós acabamos de ter uma partilha sobre como esta identidade deve ser colocada em prática, era da Chiara, fundadora do Movimento Novo Horizonte, ela  não pode vir mas mandou uma pessoas para fazer a leitura da sua partilha e agora nós vamos para o intervalo e depois teremos  os debates em grupos, em grupos por línguas e à tarde vamos colocar em plenária.

Discutiremos nestes dias, até sexta-feira, toda esta questão juvenil. Muitos jovens vieram. Nós temos também dois jovens do Brasil  e dois sacerdotes brasileiros aqui presentes”.

A novidade que o professor francês nos colocou, foi de que não podemos falar somente  de juventude sem levar em consideração a infância, a infância que vai imprimindo uma identidade. E muitos jovens e adolescentes , depois, muitas vezes,  quando muitas vezes quando não formam a sua identidade na infância, é que sofrem as consequências de uma juventude  não bem trabalhada”.

Também presente no encontro, o jovem Lucas Barbosa Galhardo, representante da Pastoral juvenil do Brasil e do Departamento da Juventude do CELAM:

“Hoje, que é o segundo dia que começaram verdadeiramente os trabalhos. O primeiro tema é os jovens e a identidade. Eu particularmente acho que é um dos temas mais necessários, mais urgentes hoje para a  juventude, pois acho que a cada dia que passa o jovem descobrir a sua identidade,  descobrir a missão para a sua vida  deixa de ser algo a mais,  para quem quer buscar alguma coisa a mais. Acho que a cada dia está se tornando  uma necessidade da juventude – de todo mundo na verdade, não só da juventude – mas encontrar a sua necessidade, a sua essência, a sua missão a ser cumprida.

Hoje em dia, com a velocidade da informação, das coisas, principalmente a evolução tecnológica que é muito rápida, eu sinceramente  acho que a tecnologia até está um pouco rápida demais para as pessoas. Acho que elas não estão educadas devidamente para acompanhar toda esta tecnologia para uma vida saudável de todos. Então por isto que eu acho que este é um dos desafios de se encontrar esta identidade. Porque além desta mudança tecnológica, está cada vez mais muitas coisas estão sendo individualizadas, as pessoas estão…está faltando um pouco  da vida…, da convivência pessoal, da troca de valores pessoais, e isto interfere significativamente no desenvolvimento humano da pessoa e acho que isto é um grande motivo que gera tantos problemas de suicídios, de depressões , e este número vem sendo aumentado cada vez mais hoje. Então eu creio que essa … saber como lidar com toda a tecnologia, com toda  a informação que a gente tem hoje, com todos estes avanços, mas de uma maneira ,de uma forma orgânica que é o grande desafio de hoje”.

Fonte: Rádio Vaticano Brasil