Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

A missa da Solenidade de Maria Santíssima, Mãe de Deus, é a primeira festa mariana que surgiu na Igreja ocidental

A Natividade de Santa Maria começou a ser festejada em Roma no século IV e sua liturgia estava ligada à do Natal. O dia primeiro de janeiro foi chamado de “Oitava do Senhor”, lembrando o rito que se cumpriu oito dias após o nascimento de Jesus, onde proclamava-se o evangelho da circuncisão. A circuncisão dava nome também à Festa que inaugurava o ano novo. A última reforma do calendário trouxe, ao dia primeiro de janeiro, a Festa da maternidade divina.
O Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho presidiu a Missa da Solenidade na última quinta-feira (31) na Catedral do Divino Espírito Santo, onde o número de fiéis, mesmo reduzido por conta dos cuidados da Covid-19, pode celebrar atentamente e com fé esperançosa. Muitos outros rezaram e acompanharam a celebração pela Rádio Inconfidência e redes sociais da Paróquia.

Fotos: Milton Cinque
PASCOM Catedral Diocesana de Umuarama

Celebração na Paróquia São Sebastião de Altônia , presidida pelo Padre Alexandre Canela.

Fotos: Clarice Faiola
PASCOM Paróquia São Sebastião