Três seminaristas serão ordenados diáconos transitórios nesse final de semana

Neste sábado, 28 de julho, acontece na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo de Umuarama, PR, a ordenação diaconal dos seminaristas Antônio Murilo Macedo Da Luz, Frederico De Jesus Lopes, Lucas Pereira Dos Santos. A celebração está prevista para as 19h30 e, sob a imposição de mãos do nosso Bispo Diocesano, Dom Frei João Mamede Filho, OFM Conv., os então seminaristas, serão ordenados diáconos transitórios, para em aproximadamente seis meses, serem ordenados para o ministério do sacerdócio.

Convidamos a todos os fiéis da Diocese de Umuarama a se unirem em oração pelos futuros diáconos e sacerdotes, para que sejam firmes na caminhada de Cristo e que possam ser sal e luz na vida do próximo.

Ordenação Diaconal

DIFERENÇA ENTRE DIÁCONATOS

Diaconato Permanente

A Escola Diaconal Diocesana São João Paulo II forma candidatos ao Diaconato Permanente, ministério esse que pode ser exercido por homens casados e com filhos, chamados posteriormente de Diáconos Permanentes. Também é preciso um tempo mínimo de cinco anos de casado, ser atuante na vida pastoral da igreja e a mulher do candidato deve escrever de próprio punho ao bispo seu consentimento. Se acontecer de a esposa do diácono falecer depois de sua ordenação, o diácono não poderá contrair novas núpcias, caso desejar, deverá pedir dispensa do impedimento ao Papa.

Diaconato Transitório

Já o Diaconato Transitório são seminaristas que ingressaram no seminário para serem ordenados sacerdotes, e que após os estudos, discernimentos e serem formados em Filosofia e Teologia, são ordenados Diáconos por cerca de 6 meses, por isso o nome de transitório, para que eles tenham também a experiência do serviço pastoral e que possam perpassar pelo primeiro grau das ordem, antes do sacerdócio, para posteriormente serem ordenados padres.

Texto/arte: Diego Fernando Jacob
Publicitário e assessor de comunicação e imprensa diocesana