Turismo Religioso em Umuarama

O 1º City Tour foi realizado pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e pela Pastoral do Turismo Religioso da Diocese.

Aconteceu na manhã de sexta-feira (22) o 1° City Tour Religioso da cidade de Umuarama. O trajeto contou com passagens pelas Paróquias São Francisco, Catedral e Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e uma visita à iconografia da Capela do Centro Diocesano de Formação.

O City Tour foi organizado pelo Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e pela Pastoral do Turismo Religioso da Diocese. Estiveram presentes o coordenador diocesano da Pastoral do Turismo, Jeferson Gabriel Alves Pereira, colaboradores do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Guias locais que estão se preparando, membros da Pastoral da Comunicação e convidados.

O ponto de partida foi o Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde os integrantes receberam as boas vindas do Pároco, o Padre Carlos Alberto de Figueiredo e também as orientações necessárias. Em seguida, foram para matriz da Paróquia São Francisco de Assis, que com a presença do Pároco Frei Claudio, conheceram a história da chegada dos Freis Capuchinhos da paróquia, das suas imagens e de seus vitrais.

Após a matriz, chegou a vez da Catedral, onde puderam conhecer as obras de arte da igreja, a cripta, o cemitério e outras curiosidades. Após a matriz, chegou a vez da Catedral, onde puderam conhecer as obras de arte da igreja, a cripta, o cemitério e outras curiosidades.

A penúltima parada foi no Centro de Formação Diocesana, onde foram recepcionados por um café da manhã. Após o café, foi a vez de conhecer a Iconografia e obras do iconógrafo Lucio Tenda.

O encerramento foi no Santuário Diocesano Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde conheceram o Ícone milagroso e toda a simbologia da devoção, as portas de Hulda, o formato do templo e seu significado e curiosidades do Santuário. Ao final, realizou-se um momento de oração com pedidos pessoais a Nossa Senhora, bênção das fitinhas para cada participante, onde, na sequência, puderam amarrá-las na Grade de Pedidos.

Todos os participantes avaliaram como uma maravilhosa experiência de fé, espiritualidade, de cultura, de amizade do grupo, de conhecimentos que não sabiam que nossas igrejas tinham para oferecer. E que, a partir de agora, veem as artes das igrejas com outro olhar e significado espiritual de suas simbologias. E, por último, recomendam o city tour para todos que desejam conhecer e viver um momento de espiritualidade descobrindo nossos templos religiosos.

Vídeo: Érica Bolonhezi
Jornalista Diocesana e PASCOM